CAMPANHA COLETA DE LIXO ORGÂNICO

Nesta terça-feira (2), é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, data dedicada a divulgar informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e ampliar o conhecimento sobre as necessidades e os direitos das pessoas com essa condição.

Uma importante conquista nesse sentido em Tupã é a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo, que facilita a identificação e garante prioridade no atendimento em serviços públicos e privados.

De acordo com dados da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, desde 2022, 59 pessoas com TEA já foram beneficiadas com o documento.

Em 2024, já foram 5 solicitações e emissões da carteira, 37 em 2023 e 17 em 2022. A identificação tem por objetivo facilitar a vida da pessoa com o transtorno e fornecer prioridade em filas de bancos, mercados, farmácias e estabelecimentos comerciais em geral, além de garantir a meia-entrada em eventos culturais.  

Como solicitar

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Tupã, Telma Tulim, para confecção do cartão é necessário levar um laudo médico, comprovante de endereço, foto 3x4 e documentos do portador e da família (RG, CPF ou certidão de nascimento).

Autismo

O autismo afeta uma em cada 100 crianças em todo o mundo, informa a Organização Mundial de Saúde (OMS) no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, comemorado nesta terça-feira (2). A data foi criada em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de difundir informações sobre essa condição do neurodesenvolvimento humano e reduzir o preconceito que cerca as pessoas afetadas pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

HUM TUPÃ

Compartilhe:

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram