Nesta terça-feira (2), é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, data dedicada a divulgar informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e ampliar o conhecimento sobre as necessidades e os direitos das pessoas com essa condição.
Uma importante conquista nesse sentido em Tupã é a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo, que facilita a identificação e garante prioridade no atendimento em serviços públicos e privados.
De acordo com dados da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, desde 2022, 59 pessoas com TEA já foram beneficiadas com o documento.
Em 2024, já foram 5 solicitações e emissões da carteira, 37 em 2023 e 17 em 2022. A identificação tem por objetivo facilitar a vida da pessoa com o transtorno e fornecer prioridade em filas de bancos, mercados, farmácias e estabelecimentos comerciais em geral, além de garantir a meia-entrada em eventos culturais.
Como solicitar
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Tupã, Telma Tulim, para confecção do cartão é necessário levar um laudo médico, comprovante de endereço, foto 3x4 e documentos do portador e da família (RG, CPF ou certidão de nascimento).
Autismo
O autismo afeta uma em cada 100 crianças em todo o mundo, informa a Organização Mundial de Saúde (OMS) no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, comemorado nesta terça-feira (2). A data foi criada em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de difundir informações sobre essa condição do neurodesenvolvimento humano e reduzir o preconceito que cerca as pessoas afetadas pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.