Paineira Tupã

O eclipse solar total acontece nesta segunda-feira (8) e poderá ser visto no México, Estados Unidos e Canadá. De acordo com os astrônomos, o fenômeno parcial começa a ser visto às 12h42 e deve atingir seu ponto central às 15h17. 

Um eclipse solar ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra de uma maneira que ela acaba lançando uma sombra sobre a Terra. Quando a Lua bloqueia toda a luz do Sol, temos o chamado eclipse solar total – como o que acontece nesta segunda. O fenômeno é considerado especial por diversos fatores, como sua curta duração e faixa reduzida de visibilidade.

Apesar de acontecer uma ou duas vezes por ano, é considerado raro porque somente as pessoas que estão em uma determinada faixa do planeta vão conseguir ver o eclipse total.

A faixa de visibilidade tem no máximo 270 quilômetros de largura, o que limita a visualização do fenômeno. No caso do eclipse desta segunda, a faixa abrange a América do Norte, passando pelo Canadá, Estados Unidos e México.

Segundo uma estimativa do Time and Date, site especializado em astronomia, apenas 0,55% da população mundial está nos países em que o eclipse poderá ser visto de maneira total.

Santa catarina

Compartilhe:

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram