unidade de hidratação

O evento “Café do Souza”, criado e mantido pela Academia Tupãense de Letras, Ciências e Artes (ATLECA) volta a ser realizado nesta quarta-feira (10), a partir das 19h30, no Solar Luiz de Souza Leão, na rua Caingangs, 600.

O evento, tradicionalmente realizado pela Academia, foi paralisado durante a pandemia e retorna agora mantendo seu objetivo de reunir artistas para conhecerem a história do fundador e fomentar a cultura da cidade.

Durante a realização, será organizado um sarau onde poetas, músicas, artistas plásticos e demais artistas poderão se inscrever para se apresentarem. As inscrições serão realizadas na hora do evento junto à organização.

Os participantes e visitantes poderão contribuir com o evento levando pratos de comida doce e/ou salgada, além de bebidas de sua preferência para consumo próprio.

História

Segundo o presidente da ATLECA, dr. Alcione Alcântara Gonçalves, o evento foi baseado na antiga história do famoso café oferecido na casa do fundador de Tupã Luiz de Souza Leão. Como cafeicultor, Luiz realizava pessoalmente todos os processos para o consumo do café, desde a colheita dos melhores grãos, até a preparação para servi-lo.

Além de ser um café de qualidade, os visitantes de sua residência se surpreendiam com um sabor diferenciado do café, sabor este que jamais foi revelado pelo fundador em vida, mas que veio à tona anos após o seu falecimento.

Para que o café tivesse um gosto especial, Luiz colocava um pouco de chocolate amargo junto ao café, dando uma experiência diferenciada durante sua consumação e fazendo com que todos indagassem sobre qual seria seu segredo.

“Por ser uma história interessante, que trás uma peculiaridade do fundador, é que resolvemos trazer esse nome, e contaremos com a Cultura para servir o tão famoso café aos visitantes do evento, que também poderão sentir o que as visitas do fundador sentiam ao experimentar o café com aquele toque especial de chocolate amargo”, disse o dr. Alcione.

Santa catarina

Compartilhe:

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram