cabonnet


Parlamentares pedem envio de 50% do Fundão Eleitoral para o Rio Grande do Sul/foto: Gustavo Mansur  

Com o desastre ambiental no Rio Grande do Sul, devido as enchentes e fortes chuvas na região, deputados federais e senadores tentam ampliar o envio de recursos para ajudar o estado gaúcho.

Uma das proposições que vem sendo apresentada por parlamentares da oposição é a destinação de 50% do Fundo Eleitoral dos partidos para a reconstrução de cidades, rodovias e socorro aos desalojados, que já são mais de 180 mil.

Como o fundão eleitoral está orçado em R$ 4,9 bilhões, essa iniciativa, por si só, garantiria em torno de R$ 2,45 bilhões ao Rio Grande do Sul.

Em discurso no Senado, na última segunda (6), o senador Jorge Kajuru, líder do PSB no Senado, sugeriu o redirecionamento de parte dos recursos do fundo eleitoral e das emendas de comissão vetadas para o socorrer as vítimas no RS. Ele disse que encaminhará um ofício ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e ao presidente do TSE, Alexandre de Moraes. 

O senador Ireneu Orth (PP-RS) também apresentou proposta neste sentido, assim como o senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR).

Como as propostas tratam da mesma matéria, devem ser apensadas em uma só. Na sequência, o projeto será despachado pela Mesa Diretora para iniciar a tramitação nas comissões, onde os senadores vão avaliar a constitucionalidade e viabilidade da proposta.

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) informou que apresentou um projeto de lei, com outros deputados federais, com esse intuito. “Deveria ser 100%, mas que pelo menos com o mínimo seja possível acontecer”, disse.

A proposta foi assinada pelos deputados Luiz Philippe Orleans (PL-SP), Bibo Nunes (PL-RS), Daniel Tzrzeciak (PSDB-RS), Franciane Bayer (Republicanos-RS), Adriana Ventura (Novo-SP), Sargento Fahur (PSD-PR), Rosangela Moro (União-SP), Marcel van Hattem (Novo-RS), Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP), Coronel Meira (PL-PE), Carla Zambelli (PL-SP), Filipe Barros (PL-PR), Maurício Marcon (PODE-RS), Alfredo Gaspar (União-AL), Adilson Barroso (PL-SP), Pastor Eurico (PL-PE) e Coronel Chrisóstomo (PL-RO).

Paineira Tupã

Compartilhe:

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram