Foto: Marcelo S. Camargo / Governo do Estado de SP
O governador Tarcísio de Freitas sancionou na última semana a lei que institui o Programa Escola Cívico-Militar na rede paulista de ensino.
Agora, o Governo de São Paulo dará início a uma ampla consulta pública para definir as unidades estaduais e municipais de ensino que poderão aderir ao modelo.
E Tupã poderá ser uma das cidades contempladas. O prefeito Caio Aoqui confirmou que já enviou um ofício solicitando a inclusão de Tupã no Programa Escola Cívico-Militar.
Foto: Marcelo S. Camargo / Governo do Estado de SP
O anúncio do governador foi feito através de um vídeo publicado nas redes sociais, no qual ele destacou os planos para estabelecer escolas cívico-militares em várias regiões do estado. Em resposta, o prefeito Caio Aoqui expressou interesse imediato na iniciativa, comentando na publicação e mencionando a intenção de que Tupã também seja beneficiada.
Em contato com o Portal TupãCity, o prefeito Caio Aoqui detalhou os passos já tomados pela administração municipal e confirmou o envio de um ofício formalizando a intenção.
"Pensando nas qualidades e nos benefícios que essa escola tem, nós enviamos um ofício ao Governo do Estado de São Paulo, pleiteando a escola para o município", afirmou Aoqui.
Escolas cívico-militares
De acordo com informações divulgadas pelo Governo do Estado, a expectativa é que entre 50 e 100 escolas cívico-militares estejam operando até o início do próximo ano. Para a implementação do programa, é necessário que a comunidade escolar aprove a iniciativa. As escolas participantes serão selecionadas com base em critérios como taxas de rendimento e fluxo escolar, além de índices de vulnerabilidade social.
As escolas cívico-militares poderão atender tanto o ensino fundamental quanto o ensino médio. O objetivo principal da iniciativa é complementar as ações pedagógicas já desenvolvidas pela Secretaria da Educação do Estado, além de reforçar valores como civismo, dedicação, excelência, honestidade e respeito através de atividades extracurriculares.