HUM TUPÃ

Embora não seja de uso comum no nosso cotidiano, a palavra solstício representa dois momentos que muitos amam e outros detestam (e vice-versa): a chegada do inverno ou do verão. 

Nesses dias, a posição do Sol no céu parece estar “parada” por um curto período. É dessa ilusão que vem o nome solstício, que tem origem no latim e significa “Sol parado”. Nesta quinta-feira (20), acontece o solstício de inverno no hemisfério sul da Terra (e o de verão na parte norte). O dia mais curto do ano para o hemisfério sul marca o início do inverno – que, aqui no Brasil, começa, mais precisamente, às 17h50 (pelo horário de Brasília), de acordo com o guia de observação astronômica In-The-Sky.org. 

  • Solstício é um fenômeno astronômico que ocorre duas vezes por ano e marca o início do verão e do inverno;
  • Em termos técnicos, é quando o Sol atinge a maior ou a menor inclinação em relação à Linha do Equador;
  • Isso ocorre porque a Terra obedece tanto a um movimento de translação ao redor da estrela, quanto a um movimento de rotação em seu próprio eixo;
  • Com isso, a incidência de luz sobre os hemisférios é diferente.

Data do solstício varia a cada ano
Durante o solstício de verão, o Sol alcança sua maior altura no céu. Na ocasião, o dia é mais longo e a noite, mais curta. Já no inverno é o contrário, o astro atinge o ponto mais baixo, tornando mais curto o dia e mais longa a noite.

Assim, durante os solstícios, observa-se também que na Linha do Equador os dias e as noites têm sempre 12 horas. Já os círculos polares Ártico e Antártico têm um único dia do ano com 24 horas de luz ou de escuridão.

As datas exatas dos solstícios podem variar a cada ano. Geralmente, ocorrem entre os dias 20 e 22 de junho e entre os dias 20 e 23 de dezembro. No Brasil, como em todo o hemisfério sul, em junho tem-se o solstício de inverno e em dezembro, o solstício de verão.

Paineira Tupã

Compartilhe:

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram