A digital influencer Malu Oliveira, conhecida por seu trabalho nas redes sociais em Tupã, foi vítima de um sofisticado golpe virtual. Hackers, passando-se por representantes de uma renomada marca de biquínis do Rio de Janeiro, abordaram Malu de forma extremamente profissional, levando-a a acreditar que estava negociando uma parceria legítima. Em entrevista ao TupãCity, Malu relatou o ocorrido:
"Eles entraram em contato comigo de uma forma extremamente profissional. Conversaram comigo como se fossem uma marca de biquíni que realmente existe, querendo fazer uma divulgação. Pediram meu mídia kit, meus valores, alcance de stories, tudo que normalmente uma marca me pede. Conversaram comigo calmamente por uns dois dias. Disseram que iriam fechar a parceria e me pediram para escolher algumas peças do site, tirar print e mandar pelo WhatsApp. Escolhi as peças e, no final, me mandaram um link pelo WhatsApp para preencher meus dados, com endereço, CEP, para que eles me mandassem as peças. Quando cliquei, provavelmente eles já hackearam ali mesmo por acesso remoto do meu celular. Daí entraram no meu Instagram e já mudaram e-mail, senha, telefone e todos os meus dados. Quando eu percebi que houve um bug na tela, já desconfiei e gelei. E quando fui entrar no meu Instagram, notei que já havia perdido o login."
Digital Influencer Malu Oliveira de Tupã é Vítima de Golpe Virtual/Foto: Cedida
Malu destacou a frieza e o profissionalismo dos golpistas, que em nenhum momento despertaram sua desconfiança. "Eles foram extremamente calmos, falando comigo como geralmente as marcas fazem mesmo, bem profissionais, e de maneira nenhuma desconfiei da ação", acrescentou.
A influencer descreveu o momento como desesperador. "São 6 anos de trabalho, credibilidade que podem ser perdidos", lamentou. Mesmo tentando alertar pessoas próximas e buscando ajuda nas redes sociais, Malu relatou que muitas pessoas já caíram em golpes semelhantes, nos quais criminosos pedem dinheiro para investimentos, utilizando vídeos antigos como se fossem postados pela própria influencer.
Conta em recuperação
Para tentar recuperar sua conta, Malu acionou um advogado e entrou na justiça. "É toda uma burocracia para recuperar a conta. Entramos na justiça, mas leva um tempo para que a conta seja recuperada. O Instagram já retirou do ar o meu perfil das buscas, então, se as pessoas procurarem, não vão encontrar", explicou.
Maurício Junior, especialista digital responsável por cuidar do caso, também comentou sobre o golpe e os procedimentos tomados para tentar recuperar o perfil de Malu.
"O golpe foi extremamente bem arquitetado, e a forma como eles se passaram por uma marca real foi impecável. A Malu começou a desconfiar quando pediram para ela clicar em um link e preencher alguns dados. Embora ela não tenha fornecido as informações solicitadas, apenas o ato de clicar no link permitiu que os hackers invadissem sua conta," explicou Maurício.
Ele acrescentou que, felizmente, no caso de Malu, não houve ameaças diretas, como em outros casos semelhantes que ele já havia tratado.
"A sorte é que esses criminosos não fizeram ameaças contra a Malu, como aconteceu com outras influenciadoras. Entramos imediatamente com um pedido na justiça e conseguimos uma ordem judicial para que o Instagram restabelecesse a conta. O perfil já foi retirado das buscas, o que significa que o processo de recuperação está em andamento," detalhou Maurício.
Orientações
O especialista também destacou a importância de ter um profissional de confiança para verificar a legitimidade de ofertas e links recebidos, além de alertar para os perigos de investimentos fáceis e rápidos promovidos em perfis hackeados.
"Sempre desconfie de promessas de dinheiro fácil. Se o perfil de uma pessoa conhecida, que sempre postou sobre moda, por exemplo, começar a falar sobre investimentos, é um sinal de alerta. Tente entrar em contato direto com a pessoa para verificar se é realmente ela ou se foi vítima de um golpe," orientou.