Durante o mês de novembro, amantes da astronomia terão novas oportunidades de observar fenômenos celestes notáveis. Entre os eventos programados, destacam-se as conjunções de planetas e estrelas, além do pico da chuva de meteoros Leonidas, visível em todo o Brasil.
As conjunções celestes serão frequentes neste mês. Em geral, essas conjunções podem ser vistas a olho nu e oferecem boas oportunidades para fotografias astronômicas.
No dia 16 de novembro, Urano estará em oposição ao Sol, situação em que o planeta se encontra mais brilhante, facilitando sua observação com o uso de binóculos em locais com pouca luz artificial. A oposição acontece quando a Terra fica entre o Sol e o planeta em questão, alinhando os três corpos em linha reta.
No dia seguinte, 17 de novembro, será o ápice da chuva de meteoros Leonidas, resultante do cometa Tempel-Tuttle, que cruza a órbita da Terra, gerando uma "chuva" de detritos que se incendeiam ao entrar na atmosfera. Em áreas afastadas de grandes cidades e com céu limpo, a observação poderá ser feita a olho nu, especialmente na direção leste, durante a madrugada.
Confira os principais eventos astronômicos de novembro, conforme o guia de efemérides astronômicas do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ):
- 2/11: Lua, Mercúrio, Vênus e a estrela Antares formam um quarteto celeste ao anoitecer, visível a oeste nas constelações de Libra e Escorpião.
- 4/11: Conjunção entre a Lua e Vênus ao anoitecer, na direção oeste, na constelação de Ofiúco.
- 9/11: Mercúrio e a estrela Antares estarão em conjunção ao anoitecer, a oeste, na constelação de Escorpião.
- 10/11: Conjunção entre a Lua e Saturno, observável no meio da noite, a oeste, na constelação de Aquário.
- 16/11: Oposição de Urano ao Sol, visível com binóculos em locais escuros, na constelação de Touro, ao longo da noite.
- 17/11: Conjunção entre a Lua e Júpiter de madrugada, e o pico da chuva de meteoros Leonidas, visível ao amanhecer na direção leste.
- 20/11: Conjunção entre a Lua e Marte, no meio da noite, a leste, na constelação de Câncer.
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.