Campanha Fique Sabendo reforça prevenção e tratamento de ISTs em Tupã
29/11/2024
Fonte: Assessoria
Exames rápidos estão disponíveis nas seis Unidades de Saúde; ações seguem até 7 de dezembro.
Começaram em Tupã as atividades da Campanha Estadual Fique Sabendo 2024, que reforça a prevenção à Sífilis e ao HIV/ Aids.
As ações consistem em intensificar a oferta de exames sorológicos, mantendo as 6 Unidades de Saúde do município que disponibilizam testes rápidos. As Unidades que oferecerão os atendimentos e que podem ser procuradas por toda a população são:
Ambulatório de ISTs (Rua Nhabiquaras, 432)
UBS dr. Walter Pimentel (Rua Tapuias, 530)
UBS dr. Edmundo Vieira Prado– Vila Formosa (Avenida Tancredo Neves, s/n)
USF Dr Antônio Nunes de Abreu Filho –Jamil Dualib (Rua João de Deus, 126)
USF Maria Aparecida dos Santos Morcelli - Marabá (Rua Armando Sala, 545)
USF Aracy de Marqui - Nego Enfermeiro – Rubiácea (Rua Antônio Castilho, 887)
Segundo informações do setor responsável, a metodologia de análise é rápida e prática, sendo necessária apenas a coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo do paciente, e o resultado sendo entregue em até 30 minutos.
“A oferta de testagem rápida é uma estratégia que adotamos para que mais pessoas possam realizar o exame em um curto período de tempo. É muito importante que todos se conscientizem sobre a Sífilis e o HIV, pois são doenças que, se diagnosticadas com agilidade, tem tratamento”, destacou a coordenadora do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais, Anaille Michelotti.
Além destas, a Prefeitura destaca que todas as demais UBSs e USFs estarão ofertando a testagem convencional para estas doenças, onde os exames serão encaminhados ao Laboratório de Análises Clínicas Municipal e posteriormente informados aos pacientes para que retirem o resultado na Unidade em que o exame foi realizado.
O secretário municipal de Saúde, Dr. Miguel Ângelo de Marchi, informou que a divulgação da Campanha Fique Sabendo é de extrema importância para todos os municípios paulistas, e que a informação é a aliada para evitar que muitas pessoas deixem de fazer a testagem por preconceitos enraizados ao longo de muitos anos.
“Todos devem fazer a testagem, desde aqueles que se expuseram durante relações sexuais até os que já possuem relacionamentos estáveis com parceiros fixos. Reforço que a testagem rápida nas Unidades é igualmente ética e sigilosa, assim como os exames agendados no Ambulatório”, garantiu.
A secretaria municipal de Saúde ainda destaca que a testagem regular pode evitar que pessoas grávidas passem a Sífilis e o HIV para os bebês, na chamada Transmissão Vertical, que ocorre ainda na gestação, no momento do parto ou na amamentação.
O Ambulatório de Moléstias Infecciosas atua também nos eixos educativos e com as ferramentas de prevenção combinada, dispondo de preservativo masculino e feminino; gel lubrificante; PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) e PEP (Profilaxia pós-exposição), para profissionais de saúde, vítimas de violência sexual, e pessoas que se expuseram à relação sem preservativo ou com preservativo rompido com até 72 horas.
Este serviço tem como porta de entrada a Santa Casa de Misericórdia de Tupã, no entanto, todo acompanhamento de seis meses dado ao paciente ocorre no Ambulatório de ISTs.
A ações da Campanha Fique Sabendo 2024 seguirão até o dia 07 de dezembro, mas a oferta dos serviços seguirá durante todo o ano no Ambulatório de Moléstias Infecciosas, além de parcerias com entidades e Organizações que queiram reiterar o assunto.
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.