Enquanto o mundo enfrentava o primeiro ano da pandemia de COVID-19, o Brasil teve que encarar um grande desafio: realizar as eleições municipais. O documentário "Os Bastidores" retrata esse momento histórico na cidade de Tupã, e leva o público a refletir sobre os sentimentos despertos na época.
Em meio a um cenário que impactaria o mundo por muito tempo, os eleitores ficaram diante da necessidade de escolher novos representantes e do receio da transmissão do coronavírus.
Ao longo do filme, cidadãos, candidatos a prefeito e a vereador no ano de 2020, respondem questões-chave sobre o sistema político brasileiro, a importância das eleições, definem o que é representatividade e qual o verdadeiro significado de política.
O documentário é produzido e roteirizado pelo coletivo foradequadro, formado por: Maria Eduarda Silva Garcia Soares, professora e graduanda em Ciências Sociais; Thamires Ferreira dos Santos, jornalista; Laís Pio Rocha, advogada, Gabriela Madureira Pivetta, jornalista; Laura Montelo Costenaro, profissional de de Comunicação: Rádio, Televisão e Internet; e Maria Paula Morabito Pimentel, graduanda em Relações Internacionais.
O filme será exibido numa sessão especial para convidados, sábado (14), às 15h, no Meqe Cine. Haverá arrecadação solidária de litros de leite e/ou pacotes de fraldas infantis e de absorventes, que serão destinados à mulheres em situação de vulnerabilidade.
FICHA TÉCNICA
Os Bastidores (2024)
Direção | Roteiro | Produção: coletivo foradequadro
Duração: 57 minutos
Realização: Lei Paulo Gustavo – MinC