Apesar de ter iniciado o mandato herdando uma dívida superior a R$ 12 milhões, a administração do prefeito Ricardo Raymundo e do vice Caio Aoqui tem sido bem avaliada pela população. É o que comprova a pesquisa realizava pela TV Band Paulista, em parceria com o Instituto Veritá, sobre o desempenho de prefeitos nesses primeiros 100 dias de governo em diversas cidades do estado.
Os resultados da pesquisa estão sendo divulgados em uma série de reportagens que vem sendo veiculada nos telejornais da emissora desde a semana passada. Os dados sobre o desempenho da administração tupãense foram ao ar nesta segunda-feira e devem ser disponibilizados no site da emissora, no endereço
http://noticias.band.uol.com.br/cidades/paulista/
A pesquisa, realizada entre os dias 20 de março e 9 de abril, ouviu 405 pessoas com idade igual ou superior a 16 anos e que residem em Tupã há mais de uma ano. Com margem de erro de 5 pontos percentuais para mais ou para menos, a pesquisa questionou a opinião dos moradores em relação ao trabalho realizado pela atual administração nos 100 primeiros dias de governo.
Além da possibilidade de avaliar o governo Ricardo/Caio como Ótimo/Bom, Regular, ou Ruim/Péssimo, os entrevistados também puderam opinar quais setores da administração estão sendo mais eficientes e quais estão deixando a desejar.
Segundo o levantamento, o atual governo conta com enorme índice de aprovação. De acordo com os dados 54,1% dos entrevistados consideram o trabalho realizado até o momento pela atual gestão como sendo Bom/Ótimo. Outros 33,9% avaliaram a administração como Regular e apenas 12% dos entrevistados mostraram insatisfação com o governo Ricardo/Caio.
Somando os percentuais dos que consideram o início de governo como Ótimo/Bom ou Regular, a administração municipal conta com um número expressivo na avaliação positiva, totalizando 88% de aprovação.
Já a avaliação dos setores administrativos mostra que as áreas mais bem avaliadas pela população, numa escola de 0 a 10, são a Limpeza Pública (Coleta de Lixo), com média 9,01; seguido de Saneamento 1 (Abastecimento de Água, Qualidade da Água, Serviços, Regularidade no Fornecimento, etc.), com média 8,62 e o chamado Saneamento 3 (Coleta e/ou Coleta e Tratamento de Esgoto, Manutenção de Rede de Escoamento de Esgoto, etc.) com 8,15.
Por outro lado, os setores considerados mais críticos pela população, também com nota média de 0 a 10, incluem Desenvolvimento (Econômico, Industrial e Agroindustrial), com média 4,83; Obras de Pavimentação (Asfalto, Recapeamento, Remendos, Calçamento, Operações Tapa-Buracos, etc.), com nota 4,31 e Emprego (Geração de Emprego e Renda, Fomento e Atração de Empresas e/ou Criação de Projetos), com 2,80.
Agradecimentos
O prefeito Ricardo Raymundo falou da satisfação com o resultado da pesquisa e agradeceu o apoio da população, que compreendeu as dificuldades financeiras enfrentadas neste início de mandato e vem reconhecendo a seriedade e o comprometimento do trabalho realizado pelo atual governo.
"É com muita alegria que verificamos o grau de confiança e satisfação da população com o trabalho que estamos realizando. Também é motivo de satisfação poder constatar que o povo tupãense compreendeu a situação que assumimos a prefeitura e as dificuldades de iniciar um governo com muitas dívidas e poucos recursos. O alto índice de aprovação mostrado na pesquisa revela também que a população tem acompanhado o trabalho árduo que estamos realizando, inicialmente de colocar a casa em ordem, sanar as dívidas e com a economia que estamos conseguindo fazer vamos recuperar gradativamente a capacidade de investimento da prefeitura", afirmou.
Ricardo também dedicou os resultados positivos obtidos na pesquisa à união e colaboração dos funcionários, que têm conseguido reduzir as despesas da prefeitura sem prejudicar o atendimento à população. Para o prefeito, além de indicar que a administração está trilhando o caminho certo, a pesquisa também aumenta consideravelmente o compromisso e o comprometimento para com a população, revelando o que tem dado certo para a população e o que precisa ser melhorado.
"Essa pesquisa nos dá mais motivação e só vem reafirmar o nosso compromisso de fazermos um governo pautado na transparência e responsabilidade e voltado realmente para a população. Os resultados também mostram não só que estamos no caminho certo, mas também o que devemos manter e onde devemos melhorar, como é o caso dos setores do desenvolvimento econômico e da infraestrutura. Por isso a população pode ter a certeza que vamos continuar trabalhando com muita seriedade para que possamos avançar cada vez mais e construir uma Tupã cada vez melhor", concluiu.
O vice-prefeito Caio Aoqui também comemorou o resultado da pesquisa, que para ele é resultado da dedicação dos servidores e a confiança da população no novo modelo de gestão adotado pelo atual governo. Ele destacou ainda que após os ajustes necessários, que já garantiram a redução de mais da metade das dívidas herdadas, a administração passará a ter condições de investir efetivamente em ações que contribuirão para a melhoria da cidade.
"Com o apoio dos funcionários e a compreensão da população temos conseguido reestruturar a prefeitura. Nesta semana o prefeito Ricardo anunciou o reajuste dos servidores públicos municipais, que após vários anos volta a ter a reposição das perdas causadas pela inflação, além de aumento do tíquete alimentação e da gratificação de assiduidade. E pouco a pouco, com muita dedicação e seriedade, vamos trabalhar naquilo que a população mais necessita e considera prioritário".