Paineira Tupã

Muitos brasileiros não sabem, mas a greve dos peritos do INSS ainda acontece desde setembro do ano passado. O objetivo da mobilização é fazer o governo cumprir um acordo de 2022, o que parece difícil de acontecer. Longa duração do movimento fez a Previdência tomar uma séria medida, que afeta os aposentados.

O Ministério da Previdência decidiu suspender as agendas de perícias do INSS. A medida foi tomada como uma estratégia para não prejudicar a população ao mesmo tempo colocar um fim na greve dos peritos. Atualmente 10% dos profissionais ainda fazem parte do movimento. Muitos brasileiros não sentiram essa suspensão porque os profissionais seguem mantendo metade de suas agendas, ou seguiam.

 

Greve dos peritos impacta atendimentos do INSS 

Por lei os peritos devem fazer a perícia em até 45 dias após o pedido do benefício. No entanto, com agendas reduzidas a espera pode acabar sendo maior do que deveria, é isso que teme o Ministério da Previdência. Para colocar um fim á mobilização o ministério decidiu suspender automaticamente as agendas dos profissionais, que, segundo a ANMP (Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais), não estão conseguindo acessar o sistema.  Além disso, o Instituto Nacional do Seguro Social também anunciou que fará descontos nos salários dos grevista.

"Os médicos que aderiram à greve terão as agendas suspensas integralmente e será promovido o desconto integral dos salários referentes ao período em que o participante continuar em greve", informou o Ministério da Previdência Social.

 

Greve dos médicos peritos do INSS

Segundo a pasta, a greve acontece porque os profissionais não concordam com o acórdão do Tribunal de Contas da União. Pela decisão do TCU o acordo de greve de 2022, que reduziu em 40% a produtividade dos médicos peritos, se tornou ilegal. A decisão do TCU foi motivada pela criação do Programa de Gestão e Desempenho para a categoria que aumentou a produtividade e teve adesão de 90% da categoria. A ANMP é contra as ações do Ministério da Previdência e já enviou uma carta ao ministro Carlos Lupi sobre o assunto.

 

TUPA MAIS LIMPA

Compartilhe:

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram