O Ministério da Educação vai anunciar em 29 de agosto a instituição vencedora da chamada pública para instalação de uma faculdade de medicina em Tupã. A cidade foi uma das selecionadas em edital lançado em 2023, após anos sem abertura de novos cursos na área.
O curso terá 60 vagas anuais e começará com cinco programas de residência médica, o que é incomum entre faculdades recém-criadas. A informação foi publicada no Diário Oficial da União em 31 de janeiro, com a pré-seleção de seis instituições, entre elas o Centro Universitário da Alta Paulista (Fadap/FAP), de Tupã.

A iniciativa teve origem em proposta do então vereador Alexandre Scombatti (PL), com articulação do deputado federal Luiz Carlos Motta (PL), que levou o pedido ao vice-presidente Geraldo Alckmin.
Em entrevista ao portal TupãCity, o prefeito Renan Pontelli afirmou que a prefeitura dará total apoio à instalação da faculdade. Segundo ele, o município está de portas abertas para receber o curso e fará o possível para que ele seja implantado o mais rapidamente possível.
A expectativa local é grande. A nova instituição pode impulsionar a economia e ampliar o acesso à saúde. Após o anúncio da vencedora, terá início o processo de definição da sede, estrutura, investimentos e vestibular.
O deputado Luiz Carlos Motta destacou que a conquista atende a um antigo desejo da população. Segundo ele, o curso ajudará a formar profissionais e gerar empregos. Ele também elogiou o trabalho conjunto de lideranças locais.
Geraldo Alckmin, que é cidadão tupãense, agradeceu o empenho de Motta e Scombatti. Já o ex-vereador afirmou que a conquista é fruto de um esforço coletivo e que o curso deixará um legado para as futuras gerações.