Na noite da última sexta-feira (4) e madrugada de sábado (5), a cidade de Tupã foi palco de uma grande mobilização de segurança viária. A Operação Direção Segura e Direção Segura Integrada reuniu equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e Detran-SP, com o objetivo de fiscalizar o cumprimento das leis de trânsito, combater a direção sob efeito de álcool ou outras substâncias e garantir mais segurança nas vias públicas.
Durante a ação, foram montados dois pontos de bloqueio, nos quais as equipes abordaram 138 condutores e veículos, sendo 98 motocicletas. Um total de 677 pré-testes do etilômetro (bafômetro) foi aplicado ao longo da operação.
O saldo da fiscalização resultou em:
8 veículos recolhidos, sendo 5 motocicletas;
42 autuações registradas;
8 comunicados de ocorrência elaborados (CRs).
Entre as infrações constatadas:
19 condutores recusaram o teste do bafômetro;
4 motoristas foram flagrados alcoolizados, enquadrados no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB);
19 infrações diversas, como:
Veículos com licenciamento vencido;
Condutores não habilitados;
Motocicletas com escapamento irregular (descarga livre).
A operação contou com o apoio das viaturas I-09200, I-09203, I-09250, I-09202 e da Base Móvel da PM. A força-tarefa reforça o compromisso das instituições com a preservação da vida no trânsito e a repressão a condutas que colocam em risco a segurança de todos.
As operações "Direção Segura" têm caráter educativo e preventivo, mas também são firmes na aplicação da lei — deixando claro que, em Tupã, quem insiste em desrespeitar as normas não passará impune.
.jpeg)