As paróquias de Tupã (SP) iniciam neste fim de semana as celebrações da Semana Santa, um dos momentos mais importantes para os fiéis católicos. A data relembra os últimos dias de Jesus Cristo, sua paixão, morte e ressurreição, sendo considerada um tempo de reflexão, perdão e renovação espiritual.
.jpeg)
Neste ano, quatro paróquias da cidade — São Pedro Apóstolo, São Judas Tadeu, São José Operário e Nossa Senhora Auxiliadora — prepararam programações intensas, com missas, procissões e atividades comunitárias.
As celebrações começam no Domingo de Ramos, 13 de abril, e seguem até o Domingo de Páscoa, dia 20.
Na Paróquia São Judas Tadeu, a bênção dos ramos ocorrerá às 8h30 do domingo, com concentração em frente ao Instituto Federal e procissão até a matriz. À noite, haverá missa sem bênção dos ramos.
Na segunda-feira, será rezado o Terço das Mães que Oram pelos Filhos e o Terço dos Homens, a partir das 20h. Na terça, os fiéis participarão da Missa dos Santos Óleos, celebrada às 19h30 no Santuário São José, em Osvaldo Cruz. Já na quarta-feira, acontece a Procissão do Encontro, com mulheres saindo da escola Joaquim Abarca e homens da Praça João Colussi, às 19h30.
A Paróquia São Pedro Apóstolo inicia o Domingo de Ramos com missas na Capela Nossa Senhora Aparecida às 7h, Santa Rita e Matriz às 9h, e missas com bênção dos ramos às 17h e 19h. Entre segunda e quarta-feira, serão realizadas missas penitenciais às 6h. Na segunda, às 19h30, haverá terço com as famílias, seguido de missa pelas almas às 20h.
Na terça, a Via-Sacra será rezada às 19h30, mesmo horário da missa dos Santos Óleos em Osvaldo Cruz. Na quarta-feira, a tradicional Procissão do Encontro acontece às 19h30, com encerramento na Matriz. Na quinta-feira, haverá a missa do Lava-pés às 20h, seguida de vigília eucarística.
A Capela Santa Rita também realiza celebração no mesmo horário. Na Sexta-feira Santa, a celebração da Paixão será às 15h, tanto na matriz quanto na capela, e a Procissão do Senhor Morto, às 19h. No sábado, a Vigília Pascal começa às 20h, e, no domingo de Páscoa, estão previstas missas às 7h, 9h, 11h, 17h e 19h.
Na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, a celebração do Domingo de Ramos será às 8h, com procissão saindo da praça do Estádio até a Praça Dom Bosco, onde haverá missa campal. As missas penitenciais acontecem entre segunda e quarta-feira em horários variados, a partir das 5h30. Na terça-feira à noite, será celebrada a missa de encerramento da Campanha da Fraternidade, às 19h30.
A Procissão do Encontro, na quarta-feira, começa às 19h30: os homens sairão do Lar Santo Antônio e as mulheres da matriz. A Missa da Instituição da Eucaristia será celebrada na quinta-feira às 19h30, seguida de vigília durante toda a madrugada até o meio-dia de sexta.
Às 15h de sexta-feira acontece a celebração da Paixão, e às 19h a Procissão do Senhor Morto segue em direção à Matriz de São Pedro. No sábado, a Vigília Pascal será celebrada às 19h30. No Domingo de Páscoa, haverá missas às 7h e às 9h.
Já a Paróquia São José Operário inicia o Domingo de Ramos com procissão e bênção dos ramos às 8h, seguida de missa na matriz. À noite, haverá nova celebração às 19h. Na segunda-feira, está programada uma Via-Sacra pelas ruas da comunidade. A Missa dos Santos Óleos ocorrerá na terça-feira, em Osvaldo Cruz, às 19h30.
A Procissão do Encontro será realizada na quarta-feira, às 20h, com os homens saindo da Comunidade São Lucas e as mulheres da Imaculada Conceição. Na quinta-feira, a missa do Lava-pés será celebrada às 20h, com vigília eucarística até a meia-noite. Na sexta-feira, a programação começa cedo, às 6h, com a Procissão do Silêncio até o cemitério. Às 15h, ocorre a celebração da Cruz e, às 19h, a Procissão do Senhor Morto segue até a Matriz de São Pedro. A Vigília Pascal será celebrada no sábado, às 20h, com renovação das promessas batismais.
No domingo, as missas de Páscoa serão às 7h e 9h. À noite, não haverá celebração. No domingo seguinte, 27 de abril, a comunidade celebra o Domingo da Misericórdia com programação a partir das 14h30 e missa às 17h30, com bênção dos quadros de Jesus Misericordioso.