cresol


 Rio Aguapeí em Arco-Íris/Foto: Eduardo Dantas

Deu entrada na Câmara Municipal de Tupã um projeto que pode marcar o início da recuperação de um dos rios mais importantes da região. Encaminhado pelo prefeito Renan Pontelli, o Projeto de Lei nº 44/2025 autoriza a prefeitura a firmar uma parceria com o município de Arco-Íris para limpar e revitalizar o Rio Aguapeí, também conhecido como Rio Feio.

O plano prevê uma força-tarefa para retirar lixo, combater a poluição e recuperar as margens do rio, que corta os dois municípios. Além da limpeza, a proposta inclui ações de conscientização ambiental para envolver a população na preservação do espaço.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, o Aguapeí tem sofrido com o descarte irregular de resíduos e a degradação da vegetação nativa. A ideia, segundo o projeto, é reduzir os danos ao ecossistema e garantir a qualidade da água para quem vive nas proximidades.

O trecho a ser recuperado faz parte de um rio que nasce em Gália e percorre 420 quilômetros até desaguar no Rio Paraná. Apesar da importância, o Aguapeí tem sido pouco cuidado nos últimos anos.

O texto também afirma que não haverá impacto relevante no orçamento do município, já que os custos estão previstos nas leis orçamentárias e serão divididos entre Tupã e Arco-Íris.

 

cabonnet

Compartilhe:

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram