prefeitura IPTU

A Escola Estadual Índia Vanuíre, de Tupã, foi confirmada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) como uma das 100 unidades que passarão a adotar o modelo cívico-militar a partir de agosto.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 28. A mudança vai impactar cerca de 50 mil estudantes, distribuídos em 89 municípios paulistas, incluindo capital, litoral, interior e região metropolitana.

A seleção das escolas foi baseada em três rodadas de consultas públicas realizadas ao longo deste ano. No total, 302 unidades demonstraram interesse inicial no projeto. Após o processo de votação e análise de critérios técnicos, como o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS) e o desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), a Seduc-SP definiu as 100 escolas, entre elas a Índia Vanuíre.

As consultas públicas tiveram mais de 106 mil votos, dos quais 87% foram favoráveis à adoção do modelo. A aprovação exigia um quórum mínimo de 50% mais um dos votos válidos. Na Índia Vanuíre, a adesão da comunidade escolar garantiu a inclusão da unidade na lista.

O programa priorizou municípios com menor desenvolvimento socioeconômico: 80 cidades selecionadas têm IDH abaixo da média estadual e 37, abaixo da média nacional. As escolas escolhidas integram 60 Diretorias de Ensino, o que representa 65% das diretorias da rede.

O modelo cívico-militar paulista foi lançado em 2023, inspirado no projeto federal criado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e encerrado pela gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A implantação no Estado foi acelerada após decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou a continuidade do programa.

As novas escolas cívico-militares seguirão o Currículo Paulista, sem alterações de conteúdo pedagógico. Monitores externos, selecionados pela Seduc-SP com apoio da Secretaria da Segurança Pública, atuarão na organização e disciplina das unidades. A seleção dos monitores incluirá análise de antecedentes criminais e administrativos.

Segundo a Seduc-SP, o objetivo do programa é "reforçar valores de cidadania, respeito, responsabilidade e civismo" no ambiente escolar. A Índia Vanuíre, assim como as demais unidades, começará a transição para o novo modelo ainda no primeiro semestre.

prefeitura IPTU

Compartilhe:

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram