O ex-secretário de planejamento de Bastos (SP), Rodrigo Alexandro Murjia, foi condenado a 10 anos e 5 meses de prisão em regime fechado pelos crimes de corrupção passiva, falsidade ideológica e fraude ao caráter competitivo de licitações.
A decisão foi proferida nesta sexta-feira (9) pelo juiz Fabio Sola, que também sentenciou um empresário do ramo da construção civil, envolvido no esquema, a 9 anos e 8 meses de reclusão.
A investigação, conduzida pelo promotor de Justiça Lucas Oléa, comprovou que o secretário utilizava um "laranja" para direcionar contratos públicos a uma empresa que era beneficiada de forma ilegal. Essa empresa executava grande parte das obras públicas do município.
A fraude foi desvendada após o cumprimento de mandados de busca e apreensão nos celulares do então secretário e do empresário, revelando mensagens que tratavam de orçamentos, empenhos, notas fiscais e até divisão de pagamentos. Em Janeiro de 2024, Rodrigo Murjia foi afastado do cargo na prefeitura a pedido do Ministério Público de SP.
Entre as provas apresentadas, está um comprovante de transferência via Pix de valores enviados pelo empresário diretamente à conta de Murjia.Além da pena de prisão, ambos os condenados deverão pagar multa.
Em nota, a Prefeitura de Bastos disse que os fatos envolvendo o ex-secretário de Obras e Planejamento dizem respeito à gestão anterior, não tendo qualquer relação com a atual administração.
A justiça não divulgou o nome do empresário envolvido no processo.
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.