Projeto "Autor do Mês" tem resultado positivo entre os jovens
27/04/2017 Evento foi realizado na Biblioteca Municipal e homenageou escritor Ferréz
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizou na manhã de ontem o projeto Autor do Mês, que homenageou o escritor Reginaldo Ferreira da Silva, mais conhecido como "Ferréz". O evento que foi realizado na biblioteca municipal "Professor Tobias Rodrigues", contou com a presença de mais de 30 alunos do ensino médio da Escola Índia Vanuíre.
O projeto, que falou sobre as obras do Férrez, também contou com uma exposição de diversos livros do autor que estarão disponíveis para empréstimo na bibliblioteca, são eles: "Os Ricos Também Morrem", "Deus foi Almoçar", "Capão Pecado", "O Pote Mágico" e "Amanhecer Esmerada".
De acordo com o secretário Municipal de Cultura, Caio Aoqui, o projeto consiste em elaborar palestras e debates ministrados por palestrante, monitor ou mediador qualificado, acerca da biografia e bibliografia de determinado autor ou grupo de autores escolhidos para determinado mês.
"O projeto é realizado por causa da necessidade de disseminar a informação à população orientando-a em sua busca pelo conhecimento, cumprindo a missão da biblioteca pública de proporcionar informação e lazer. Além disso, o projeto também tem o objetivo de desenvolver no público o gosto pela leitura; enriquecer o repertório literário dos participantes; atrair o público à biblioteca; movimentar o acervo da biblioteca, aumentando o número de empréstimos de livros e expandir o repertório literário do público-alvo", ressaltou.
De acordo com João Marcelo Trindade da Silva, professor da escola India Vanuíre, o projeto Autor do Mês é uma oportunidade diferenciada de proporcionar para o aluno novas experiências literárias, destacando sempre os nossos autores brasileiros.
"Essa é uma ótima oportunidade dos alunos terem um contato com um escritor da literatura marginal q é o Ferréz. É uma atividade fora da sala de aula, que enriquece a vida deles. Eu gostei muito do projeto e acredito que a escola tem que promover mais atividades que tirem o aluno da sala de aula, para que eles possam aprender de forma lúdica", disse.
João Marcelo Trindade da Silva
O aluno Nelson Borges de Freitas Junior, também falou da importância do projeto e contou ter se divertido muito durante a palestra.
"Sem dúvidas essa é uma experiência muito boa, que envolve a literatura e tudo que aprendemos na sala de aula com uma abordagem diferente. Eu gostei muito de conhecer as obras do autor Férrez", contou.
Nelson Borges de Freitas Junior
O Lucas Pereira do Nascimento Silva, que também é aluno contou que gostou do projeto e também deu a ideia de levar o Autor do Mês para dentro das salas de aulas, proporcionando novas experiências para a turma.
"Gostei bastante do projeto, foi muito interessante. Até acho legal fazer isso uma vez por mês nas escolas, proporcionando um dia de literatura com uma forma lúdica para os alunos, pois o aprendizado nas salas de aula é bem sério, então seria legal levar o lúdico para dentro da sala de aula também", explanou.
Segundo o jornalista e palestrante do primeiro Autor do Mês, José Rogério Silva o projeto autor do mês é importante porque reúne alunos em busca do conhecimento e também para mostrar algumas das obras de autores nacionais.
"O autor do mês é um projeto muito importante, um projeto que está sendo retomado então parabenizo o secretario de cultura, Caio Aoqui, e a administração por essa iniciativa. Acredito que o projeto deve continuar e abranger a outras escolas também. O mais interessante do ‘Autor do Mês’ é que a gente pode dividir histórias com os alunos, falar da importância da literatura, não apenas a questão formal da literatura, mas também a questão de se interessar pela literatura, por um livro e também a questão de introduzir mais e mais a leitura no dia a dia das pessoas", explanou.
De acordo com Rogério, Férrez além de ser um escritor de grande importância na literatura, também é um autor que tem suas obras publicadas em vários países e abordando tanto a literatura marginal, quanto a literatura em geral.
"Eu escolhi o Férrez, que é um autor contemporâneo, que faz um trabalho diferenciado na literatura e tem uma questão social muito forte nas suas obras que pude mostrar para os alunos através das obras deles", contou.
O jornalista ainda agradeceu a Prefeitura pelo convite de participar do autor do mês e parabenizou as escolas de Tupã pela iniciativa de proporcionar aos alunos aulas de literatura fora da sala de aula, de maneira mais divertida e lúdica.
"Agradeço a Secretaria de Cultura pelo espaço e por fazer parte desse projeto. Parabenizo as escolas e a prefeitura por estar apoiando projeto em função da leitura. Sou a favor de tirar o aluno da sala de aula e trazê-lo pra debater a questão do livro, a questão da literatura e ainda na biblioteca que é um espaço onde a leitura está presente, então eu parabenizo a todos os apoiadores", contou.
José Rogério finalizou elogiando o projeto e falando sobre sua experiência de apresentar o primeiro Autor do Mês no ano de 2017. "Esse é um projeto que acontece a cada dois meses, do qual acredito que a Prefeitura deve valorizar e levar para outros locais. Acho que é uma iniciativa que pode criar bons frutos no futuro. Eu fico muito feliz de participar desse projeto, pois a Secretaria de Cultura me concedeu a total liberdade de escolher um autor. Acredito que os alunos puderam ver e entender a importância do trabalho do Férrez", finalizou.