Santa catarina

Tomar uma cerveja, celebrar com amigos e depois voltar dirigindo pra casa. Parece simples, mas é uma das combinações mais perigosas no trânsito brasileiro — e, infelizmente, ainda comum.

Nesta quinta-feira, dia 19 de junho, a Lei Seca completou 17 anos. Criada em 2008, ela marcou um divisor de águas na segurança viária do país. Mesmo com os avanços, os dados mostram que os desafios permanecem: de lá pra cá, foram mais de 3,2 milhões de infrações por dirigir sob efeito de álcool, segundo levantamento da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

O álcool ainda está entre os principais fatores que causam acidentes fatais no Brasil. E, mesmo com leis mais rígidas, a prevenção ainda depende de escolhas conscientes — principalmente nos fins de semana.

Uma pesquisa do Observatório Nacional de Segurança Viária, em parceria com o Datafolha, revela que mais de dois terços dos brasileiros que consomem álcool deixaram de dirigir após beber, optando por aplicativos de transporte por segurança. O comportamento mudou, especialmente entre os jovens: 75% das pessoas com até 24 anos preferem usar apps quando vão beber.

Além disso, 83% dos entrevistados acreditam que os aplicativos ajudaram a reduzir mortes no trânsito, e 64% reconhecem que no passado, a falta de opções fazia as pessoas combinarem álcool e direção.

Em Tupã, essa escolha já tem destino certo: Zoom Passageiro.

Desde 2021, a Zoom atua na cidade oferecendo uma alternativa segura, prática e acessível para quem precisa se locomover com responsabilidade. Pelo app, é possível solicitar um carro com poucos cliques, acompanhar a viagem em tempo real e escolher como pagar: cartão, pix ou dinheiro.

Vai sair neste fim de semana? Vai beber? Então não arrisque. Vá de Zoom.Baixe agora o app na Play Store, Apple Store ou acesse: https://meuapp.mobi/zoom

Este conteúdo informativo é baseado em dados oficiais e pesquisas públicas. A Zoom Passageiro é parceira do portal nesta pauta especial sobre segurança no trânsito e comportamento responsável.

Dengue PMT

Compartilhe:

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram