ANEEL autoriza aumento e conta de luz vai subir quase 19% em Tupã e região
03/07/2025
Fonte: GovBR
Os novos valores entrarão em vigor em 12/7.
A agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou nesta terça-feira, 1º/7, o Reajuste Tarifário Anual da Energisa Sul Sudeste – Distribuidora de Energia S.A (ESS). Com sede na cidade de Presidente Prudente (SP), a empresa atende a 892 mil unidades consumidoras localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná.
O reajuste para residências será de 18,88%. Para os demais consumidores cativos, o efeito médio será de 19,05%, sendo 19,15% para baixa tensão e 18,80% para alta tensão.
A Energisa Sul Sudeste atende a 892 mil unidades consumidoras nos três estados. Segundo a Aneel, o aumento é resultado dos custos com encargos setoriais, aquisição de energia e componentes financeiros do processo tarifário anterior.
As tarifas de alta tensão impactam grandes consumidores, como indústrias e empresas de grande porte, nas classes A1 (acima de 230 kV), A2 (entre 88 e 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Já a baixa tensão inclui residências, propriedades rurais, comércios e iluminação pública.
O reajuste tarifário anual (RTA) ocorre nos anos em que não há a Revisão Tarifária Periódica (RTP), processo mais amplo que define metas de eficiência e qualidade para as distribuidoras. No RTA, a Aneel atualiza os valores com base na inflação e repassa os custos com compra e transmissão de energia, além dos encargos setoriais que financiam políticas públicas do setor.
O índice de reajuste considera o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) ou o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), descontado o Fator X, mecanismo que busca estimular a eficiência das distribuidoras.
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.