Rumo pede licença do Ibama para ferrovia de Tupã a Panorama
10/07/2025
Fonte: Diário Tupã
O trecho é parte do ramal que envolve a linha em Marília e em direção a Bauru, maior centro ferroviário da região.
A Rumo Malha Paulista pediu ao Ibama Licença de Instalação para reativar o ramal de ferrovia no trecho entre Tupã e Panorama.
O trecho é parte do ramal que envolve a linha em Marília e em direção a Bauru, maior centro ferroviário da região.
O ramal de Tupã a Panorama envolve reativação de trilhos em 14 municípios do Oeste paulista e prevê a recuperação de um total de 169 quilômetros de ferrovias.
O pedido de licença está em um processo ambiental que tramita desde 2017 com diversas avaliações. Passou pelo Núcleo de Apoio à Gestão de Incidentes e Emergências Ambientais e foi ao Serviço de Planejamento e Análise de Dados.
Os documentos com laudos, relatórios e outras informações estão sob sigilo, o que impede detalhes do processamento.
A reativação do ramal Bauru-Panorama é um dos compromissos da Rumo para antecipar – com prazo maior – a concessão de ferrovias.
A empresa prevê fazer até o final do ano a limpeza, bem como a recuperação de linhas entre Bauru e Tupã. Mas a medida emperra em disputas judiciais por invasão da faixa de domínio.
O debate atinge, inclusive, área no centro de Marília já com ordem judicial de liberação. Em Tupã, o maior problema deve se verificar em Universo, onde persiste um acampamento de antigos sem terra às margens da ferrovia.
A linha atinge Tupã, Iacri, Parapuã, Osvaldo Cruz, Inúbia Paulista, Lucélia, Adamantina, Flórida Paulista, Pacaembu, Irapuru, Junqueirópolis, Dracena, Ouro Verde e Panorama.
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.