DENGUE

Um incêndio em uma plantação de cana-de-açúcar, na divisa entre Adamantina e Flórida Paulista (SP), formou um impressionante redemoinho de fogo na tarde desta quinta-feira (18). O fenômeno, também conhecido como “tornado de fogo”, chamou a atenção pela intensidade e pelo caráter raro. Assista ao vídeo.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Flórida Paulista, Marcelo Rocha Pinto, o redemoinho durou cerca de 10 minutos, surgindo e desaparecendo em intervalos. “Na filmagem, é possível ver que o redemoinho ficou ativo por aproximadamente 20 segundos, depois perdeu força. Alguns minutos depois, voltava a se formar”, relatou.

O professor de Agrometeorologia Alexandrius de Moraes Barbosa, do centro Unoeste Clima, em Presidente Prudente, explicou que o fenômeno ocorre quando o fogo libera grande quantidade de calor, aquecendo o ar próximo ao solo. Esse ar quente sobe em alta velocidade e, com a presença do vento, começa a girar, formando o redemoinho.

Segundo o especialista, o evento é considerado raro, mas pode ocorrer em queimadas intensas sob condições específicas. Ele ressaltou ainda que o calor extremo dos últimos dias contribuiu para o episódio: na quarta-feira (17), a estação da Unoeste registrou 37,9 °C, a temperatura mais alta de 2025 até agora.

Refis

Compartilhe:

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram