Foto: Eduardo Dantas
O tupãense Eduardo Dantas conseguiu fotografar dois meteoros quase simultâneos enquanto realizava registros da constelação de Órion, conhecida popularmente por "Três Marias".

Segundo postagem de Eduardo nas redes sociais, o registro aconteceu de forma inesperada durante a observação do céu noturno. “Estava eu em frente ao Eco Thermas Tupã fotografando a constelação de Órion, onde estão as Três Marias, quando não apenas um, mas dois meteoros surgiram, com uma diferença de um segundo”, relatou.
Chuva de meteoros ocorre no mesmo período
O registro foi feito em um período em que o céu apresenta maior atividade astronômica. Desde a quinta-feira, 11 de dezembro, ocorre a chuva de meteoros Geminidas, considerada uma das mais intensas do ano, com atividade prevista até terça-feira, dia 16, e pico esperado entre a noite de sábado e a madrugada de domingo.
Como ocorrem os meteoros
Os meteoros são fenômenos comuns na atmosfera terrestre e acontecem quando pequenos fragmentos de rocha ou poeira espacial entram em alta velocidade na atmosfera, se aquecem e produzem rastros luminosos no céu. Popularmente chamados de “estrelas cadentes”, eles podem surgir de forma esporádica ou em maior quantidade durante períodos de chuvas de meteoros.
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.