HUM


Foto: Eduardo Dantas

O tupãense Eduardo Dantas conseguiu fotografar dois meteoros quase simultâneos enquanto realizava registros da constelação de Órion, conhecida popularmente por "Três Marias".

Segundo postagem de Eduardo nas redes sociais, o registro aconteceu de forma inesperada durante a observação do céu noturno. “Estava eu em frente ao Eco Thermas Tupã fotografando a constelação de Órion, onde estão as Três Marias, quando não apenas um, mas dois meteoros surgiram, com uma diferença de um segundo”, relatou.

Chuva de meteoros ocorre no mesmo período

O registro foi feito em um período em que o céu apresenta maior atividade astronômica. Desde a quinta-feira, 11 de dezembro, ocorre a chuva de meteoros Geminidas, considerada uma das mais intensas do ano, com atividade prevista até terça-feira, dia 16, e pico esperado entre a noite de sábado e a madrugada de domingo.

Como ocorrem os meteoros

Os meteoros são fenômenos comuns na atmosfera terrestre e acontecem quando pequenos fragmentos de rocha ou poeira espacial entram em alta velocidade na atmosfera, se aquecem e produzem rastros luminosos no céu. Popularmente chamados de “estrelas cadentes”, eles podem surgir de forma esporádica ou em maior quantidade durante períodos de chuvas de meteoros.

natal de luz

Compartilhe:

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram