A Comissão Parlamentar Especial (CPE) para desenvolver um trabalho junto aos órgãos competentes para que haja a transformação do Instituto Federal de Tupã em campus pleno se reunirá amanhã, dia 4, para elaborar o planejamento dos trabalhos. Será a primeira reunião desde a constituição da CPE aprovada pela Câmara Municipal por meio do projeto de resolução nº 01/2017, de autoria do vereador Pastor Rudynei.
A CPE é composta pelos seguintes vereadores: presidente, Pastor Rudynei Monteiro; vice-presidente, Renan Pontelli; relator, Paulo Henrique Andrade. O objetivo é apresentar e receber sugestões, ouvir a comunidade, convidar autoridades e pleitear mais investimentos nos Institutos Federais do Brasil e a elevação do Instituto Federal de Tupã em campus pleno.
O presidente da CPE, Pastor Rudynei, destacou que estudos preliminares realizados atestam que Tupã tem todas as condições exigidas pelo Ministério de Educação para que o Instituto Federal, atualmente na categoria campus avançado, possa ser transformado em campus pleno.
Segundo o vereador Pastor Rudynei, a transformação do Instituto Federal em campus pleno possibilitará mais investimentos no município. "Atualmente, o orçamento é de aproximadamente R$ 500 mil e triplicaria com a mudança para pleno. Outro fator positivo seria o aumento do número de professores que ficaria entre 70 e 90, sendo que atualmente é de 20", informou.
Com a mudança para campus pleno, o número de cursos aumentaria. "Teríamos um aumento considerável no número de cursos que iriam de mestrado profissional às licenciaturas e engenharia em geral. Caso o número de alunos fique entre 1.200 a 1.400, a previsão é de que o orçamento da unidade de Tupã chegue a R$ 3.500.000,00, projetando-se dessa forma uma considerável injeção de valores na nossa economia", destacou.
O vereador Pastor Rudynei disse ainda que os membros da CPE estão otimistas com o início dos trabalhos. "Estamos confiantes ao iniciarmos esse trabalho, pois o número de campos avançados no Estado de São Paulo é pequeno. Segundo os técnicos, Tupã tem condição de ser elevada à categoria de pleno, pois atende às duas principais exigências: tem espaço físico suficiente e grande demanda de cursos, sendo considerada inclusive pelo MEC como grande centro acadêmico", observou.
Assessoria Câmara Municipal
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.