O sistema de semáforo em quatro tempos testado no cruzamento das ruas Brasil e Aimorés não será implantado, por enquanto. A decisão foi tomada após a Subsecretaria de Trânsito concluir que, apesar de alguns pontos positivos, o modelo provocou maior lentidão e não melhorou a fluidez do tráfego no local.
O período de avaliação foi encerrado na última quarta-feira (21) e os dados coletados indicaram que o funcionamento em quatro fases aumentou o tempo de espera dos motoristas. Diante desse cenário, a opção foi manter o padrão anterior, considerado mais ágil para a circulação de veículos.
De acordo com o subsecretário de Trânsito, Célio de Oliveira, testes como o realizado nesse cruzamento fazem parte da rotina de estudos técnicos e servem para avaliar possíveis mudanças no sistema viário. Segundo ele, nem toda avaliação resulta, necessariamente, em alteração definitiva.
“O trânsito é um sistema dinâmico, que exige constantes análises e adaptações. Neste caso, foi realizado um estudo com prazo definido, que permitiu observar o impacto da mudança antes de qualquer decisão permanente”, explicou.
Com o fim do período de testes, o semáforo voltou a operar, desde domingo (25), no sistema de duas fases, como funcionava anteriormente. A Subsecretaria de Trânsito informou que, neste momento, o modelo antigo segue sendo o mais adequado para garantir maior fluidez e agilidade no cruzamento.
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.