
Fevereiro começou com chuva frequente em grande parte do Brasil, e a previsão indica que o cenário deve se manter nos próximos dias. Uma nova frente fria deve avançar pelo Sul e Sudeste do país no fim de semana, entre sexta-feira (6) e domingo (8), aumentando o risco de pancadas de chuva e volumes elevados em algumas regiões.
Segundo a Climatempo, a intensificação das chuvas no Sudeste está associada à presença de uma corrente de vento quente e úmido vinda da Amazônia. Esse padrão favorece a formação de nuvens carregadas e mantém o tempo instável.
A frente fria começa a atuar no Rio Grande do Sul ainda na noite de sexta-feira (6), provocando aumento de nebulosidade e pancadas de chuva. No sábado (7), o sistema avança rapidamente sobre a Região Sul, espalhando a chuva pelos três estados, com risco de precipitações mais intensas.
Em São Paulo, a influência da frente fria deve ser percebida a partir da noite de sábado (7). No entanto, a chuva ganha força e se espalha pelo estado no domingo (8). A principal preocupação é com o volume acumulado no litoral paulista, especialmente na Baixada Santista e no Litoral Norte. No mesmo dia, o sistema também aumenta as condições para chuva no Rio de Janeiro e em áreas de Minas Gerais.
Previsão detalhada para Tupã e região
De acordo com o IPMet, a quinta-feira (5) ainda será marcada por tempo instável, embora com redução da força das instabilidades. O estado terá nebulosidade variável, com previsão de chuvas e trovoadas isoladas, além de temperaturas em gradativa elevação.
Na sexta-feira (6) e no sábado (7), o tempo tende a ficar mais firme na maior parte de São Paulo, com céu claro a parcialmente nublado e sem previsão de chuva. Exceção para as regiões norte e nordeste do estado, onde ainda podem ocorrer pancadas isoladas. As temperaturas seguem em elevação.
No domingo (8), a instabilidade retorna. A previsão aponta nebulosidade variável e desenvolvimento de áreas de instabilidade em várias regiões paulistas, provocadas por um sistema de baixa pressão. As chuvas devem ocorrer principalmente no período da tarde, com possibilidade de trovoadas isoladas e descargas elétricas. As temperaturas máximas apresentam leve declínio.