O número de casos de gravidez na adolescência em Tupã vem apresentando queda consecutiva nos últimos quatro anos. Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde mostram que, em 2021, foram registrados 63 casos entre jovens de 10 a 19 anos. Em 2022, o número caiu para 48; em 2023, para 47; e, em 2024, foram contabilizados 37 registros.
Segundo a Secretaria, os resultados estão relacionados ao fortalecimento das ações de educação em saúde realizadas no município. Nesta semana, novas atividades voltadas à prevenção começam a ser desenvolvidas nas escolas estaduais.
O Departamento de Atenção Básica, em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Conselho Tutelar, Diretoria de Ensino de Tupã e unidades escolares, vai promover uma série de palestras com estudantes do ensino médio. As primeiras ações acontecem na escola Souza Leão, na quinta-feira (12), e na Etec Massuyuki Kawano, na sexta-feira (13).
As atividades serão conduzidas por um médico, uma enfermeira e outros profissionais da área, por meio de rodas de conversa com os alunos das escolas que aderirem à iniciativa. A proposta é esclarecer dúvidas, orientar sobre métodos contraceptivos, saúde sexual e reprodutiva, além de abordar os impactos sociais e educacionais da gravidez precoce.
De acordo com Simone Bauer, da Secretaria de Saúde, também serão disponibilizadas caixas para que os estudantes possam encaminhar perguntas de forma anônima, ampliando a participação e o diálogo.
As ações seguem o previsto na Lei nº 13.798/2019, que institui a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, realizada no mês de fevereiro, com o objetivo de promover informação e reduzir casos de gestação não planejada nessa faixa etária.