Continuando com as ações da campanha Maio Amarelo, a Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano realizou neste sábado, na avenida Tamoios, um "pitstop" onde a Diretoria de Trânsito realizou a conscientização de motoristas e pedestres.
De acordo com o arquiteto da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Valentim Bigeschi, a ação colocou em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos, órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada.
"O movimento Maio Amarelo trata-se de uma campanha de conscientização com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes no trânsito. Nesse sentido, a Secretaria, através da equipe de trânsito, buscou aderir à campanha internacionalmente realizada, para que o município de Tupã também se mostre envolvido e preocupado com essa questão. Essa campanha acontece da mesma forma do ‘Outubro Rosa’ e o ‘Novembro Azul’, buscando estimular a população a promover atividades voltadas à conscientização, que nesse caso trata aborda aos assuntos e perigos relacionados ao trânsito. O tema desse ano é #AMinhaEscolhaFazaDiferença ‘", contou.
Segundo Valentim, a conscientização de trânsito é sempre a melhor e a mais segura opção tanto para os motoristas como para os pedestres. "É importante que as pessoas entendam que um trânsito mais seguro é responsabilidade de todos, tanto motoristas como pedestres e quando cada um entende o seu papel, o resultado é sempre positivo", disse.
De acordo com ele, até o momento, já foram realizadas reunião com o Conselho Municipal de Trânsito; palestra com os agentes de trânsito focando principalmente o atendimento e contato com a população; renovação das pinturas das faixas de pedestres na Avenida Tapuias, compreendendo da rua Nhambiquaras até a rua Aimorés, e que será continuada nas próximas semanas no centro da cidade.
"As ações da campanha neste ano foram dedicadas especialmente à segurança dos pedestres e no bem-estar da nossa população. Isso porque, em uma rede que concentra carros, motos e bicicletas, muitas vezes no mesmo espaço, o pedestre acaba sendo o vértice mais vulnerável. Já nas escolas, o movimento não englobou diretamente os alunos por se tratar de uma conscientização da sociedade no geral. No entanto, as escolas receberão atividades ao longo desse ano, junto a equipe da Secretaria de Planejamento e agentes de trânsito, a qual será intensificada na semana do transito que acontecerá no mês de setembro", conclui.
Assessoria de Imprensa
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.