Olimpíada Municipal de Matemática movimentou as escolas em Tupã
01/06/2017 Evento foi realizado ontem na Secretaria Municipal de Educação
A Secretaria Municipal de Educação estabeleceu como uma das metas para o ano de 2017, o aumento dos índices das avaliações dos alunos das escolas municipais, desenvolvendo nos alunos, o desejo de aprender por meio de competições saudáveis.
Com isto, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, lançou a 1ª Olimpíada de Matemática que movimentou no mês de maio todos os alunos das escolas municipais para realizarem a 1ª e a 2ª fase da competição.
Segundo o secretário de Educação, Mauro Guerra, a Olimpíada de Matemática buscou mobilizar professores e alunos para um processo de ensino aprendizagem significativo na disciplina de matemática, visando levar o aluno a pensar produtivamente, apresentando situações e problemáticas que desafiam e motivam os alunos a querer resolvê-los.
"A 1ª Olimpíada de Matemática foi um grande sucesso, pois criou um clima de competição entre os alunos e professores e de forma saudável envolveu até mesmo os familiares, que se dispuseram mais em auxiliar seus filhos a enfrentar as dificuldades da matéria", contou.
O secretário comentou ainda que a implantação da Olimpíada no Município proporciona o aumento da atenção e interesse não só dos alunos mais interessados, como também, estimula e embasa os estudantes que apresentam baixo desempenho, preparando a todos já para o próximo desafio que será a Olimpíada de Língua Portuguesa.
De acordo com Mauro, a olimpíada foi aplicada em cinco níveis, todas de acordo com o grau de aprendizagem dos alunos seguindo com a aplicação de 10 testes em três etapas.
"Todos os testes foram elaborados pelos técnicos da Secretaria Municipal de Educação. A etapa 1 e 2, foram realizadas na própria escola. A etapa 1, foi composta de aplicação de testes nas salas e correção pelo professor regente, sendo selecionados os alunos que atingiram, dentro do seu nível, a melhor nota de cada sala participante. Já a etapa 2, foi a seleção do melhor aluno de cada nível, utilizando a nota da etapa anterior, para selecionar o melhor aluno de cada nível que irá representou a escola na terceira etapa. A terceira e última etapa foi realizada ontem e usou como critérios a resolução de situações problemas matemáticos com critérios específicos do nível de cada ano", afirmou.
Vencedores
De acordo com a apuração da final da 1ª Olimpíada Municipal de matemática, os vencedores foram o aluno do 1º ano, Danilo dos Santos Silva, da EMEIF Prof. ª Sonia M Jeronimo; o aluno do 2º ano, Felipe Guerra Padovesi, da EMEIF Prof. Odinir Magnani; a estudante Natália Reinas Stefanelli, do 3º ano da EMEIF Altino Martinez; a aluna Maria Eduarda Marques Gonçalves, do 4º ano da EMEIF Prof Thiago A. Leandro; e o aluno Breno Sanches Ita, do 5º ano da EMEIF Prof Odinir Magnani.
Premiações
De acordo com o secretário Mauro Guerra, para cada etapa há premiações para os alunos com as melhores notas na prova. Os alunos vencedores da etapa 1 receberam como prêmio Brinquedos Diversos; e os alunos vencedores da etapa 2 foram premiados com uma viagem ao Parque Zoológico Municipal de Bauru.
Já os alunos vencedores da terceira e última etapa, e professores incentivadores, receberão como prêmio um Tablet novo para cada professor e um Tablet novo para cada aluno, que serão entregues durante a cerimônia oficial de proclamação dos vencedores.
Além do Tablet, o melhor aluno do 5º ano, receberá também uma bolsa de estudo integral no 6º ano na escola Poliedro, que foi ofertada pela direção da escola, apoiando o projeto #Soumaiseducação, lançado pela Secretaria de Educação.
"A secretaria Municipal de Educação está trabalhando de forma incansável para que o ensino na cidade de Tupã seja levado muito a sério e como chance das crianças terem um futuro próspero e brilhante", concluiu Mauro Guerra.
Participantes da 3ª fase
De acordo com a Secretaria municipal de Educação, no total 34 alunos foram selecionados para a terceira fase da 1ª Olimpíada Municipal de Matemática. Na EMEIEF "Governador Mário Covas" participaram a aluna Lorena Vitória Barbosa, do 1º ano; Anna Beatrys C. Laborão, do 2º ano; Karla Silva Araújo, do 3º ano; Gustavo Ramos Barbosa do 4º ano e Júlia da Silva Lombardo do 5º ano.
Na EMEIEF "Gino Bolognese" participaram os alunos Marina Bocchi Caldeira, do 1º ano; Ingrid Beatriz Ramos, do 2º ano; Mauricio Vieira dos Santos Neto, do 3º ano; Erik Rodrigues Pereira, do 4º ano; e Thiago Ragazzi da Silva do 5º ano.
Já da EMEF "João Geraldo Iori" os alunos participantes foram Gabriela Pavão Reinaldo, do 1º ano; Ana Júlia Ferreira Santos, do 2º ano; Aline de Gois Valentim de Oliveira, do 3º ano; Matheus da Silva Gonçalves do 4º ano; e Luis Otávio Ramiro Pereira da Silva do 5º ano.
A EMEIEF "Prof. Odinir Magnani" também foi representada pelos alunos Luis Felipe Rodrigues Bueno, do 1º ano; Felipe Guerra Padovesi, do 2º ano; Ana Lívia Ravazi Rocha, do 3º ano; Lara de Oliveira Zamai Motta, do 4º ano; e Breno Sanches Ito do 5º ano.
Já na EMEIEF "Prof. Altino Martinez" participaram os alunos Isabelly Victória Inácio de França Rigo do 1º ano; Emanuelle Vitória Reinol Júlio, do 2º ano; Natália Reinas Stefanelli do 3º ano; André Felipe Lemos Costa, do 4º ano; e o aluno Felipe Bidóia de Jesus do 5º ano.
A EMEIEF "Prof. Thiago Alves da Silva Leandro também participou, selecionando os alunos Lihara Gonçalves da Silva, do 1º ano; Caio Tavares Pacheco, do 2º ano; Ana Beatriz dos Santos Gilberto, do 3º ano; Maria Eduarda Marques Gonçalves, do 4º ano; e Evelly Gama Silva do 5º ano.
A EMEIEF "Profª Enedina Botteon", foi representada pelo aluno Luiz Gustavo Gouveia Pereira, do 1º ano. Do mesmo jeito que a EMEIEF "Jardim Nossa Senhora de Fátima", que também foi representada por um participante, o aluno Bruno Oliveira Morábito, do 1º ano.
A EMEIEF "Prof. José Maris" teve como selecionado o aluno Davi Jacob da Silva Del Valle e a EMEIEF "Profª Sônia Maria Gomes Jerônimo", contou com o aluno Danilo dos Santos Silva, ambos do 1º ano.
Evento foi realizado ontem na Secretaria Municipal de Educação