Projeto Guri participa de Encontro de Viola Caipira em Ibirarema
01/06/2017 O evento teve o objetivo a integração entre os polos e a divulgação do trabalho musical do projeto
O Projeto Guri – polo de Tupã, participou na última semana do evento "Em cena" de Viola Caipira, realizado no município de Ibirarema. O encontro, que foi realizado na Câmara Municipal, contou com a participação dos polos de Ibirarema, Cândido Mota, Palmital, Campos Novos, Ocauçu, Pompeia, Tupã, Marília e Herculândia.
De acordo com a diretora executiva do Projeto Guri, Alessandra Costa, o evento teve como objetivo a integração entre os polos e a divulgação do trabalho musical desenvolvido com as crianças e adolescentes dos cursos de violão e viola caipira do Projeto Guri.
"O projeto ‘EmCena’ proporciona a troca de conhecimento e experiências entre os alunos do Guri, amplia o universo de referência dos envolvidos e promove a integração entre eles", observou.
Segundo a coordenadora do Projeto Guri de Tupã, Daniela Corsine, esse tipo de encontro valoriza a criação e o trabalho de cada polo e também eleva a autoestima dos alunos que se sentem muito importantes ao encontrarem em cena e após a apresentação receberem o aplauso do público.
"Esses encontros não só permitem que os alunos descubram a diversidade de suas realidades, como também reforçam a principal característica do projeto, que é a inclusão sociocultural por meio do ensino da música", lembrou.
Para finalizar, a coordenadora ainda agradeceu o apoio da Prefeitura e da Secretaria de Cultura e ainda lembrou da importância do projeto Guri na vida das crianças.
"Gostaria de Agradecer primeiramente ao prefeito Ricardo Raymundo e o secretário de Cultura Caio Aoqui por nos apoiarem e nos darem suporte necessário para que nossos alunos pudessem participar e ter essa experiência maravilhosa que com certeza os marcou", concluiu.
Projeto Guri
O Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro de educação musical para crianças e adolescentes entre 06 e 18 anos incompletos.
Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri oferece, com excelência, cursos de educação musical – no contraturno escolar – nas modalidades de: tecnologia em música, canto coral, iniciação musical, luteria, instrumentos de cordas dedilhadas e friccionadas, sopros, teclados e percussão. É administrado por duas organizações sociais ligadas à Secretaria da Cultura. Os 369 polos distribuídos pelo interior e litoral do estado, com quase 35 mil guris, são dirigidos pela Associação Amigos do Projeto Guri (Amigos do Guri).
A Amigos do Guri está à frente dos polos do Projeto Guri, no interior e litoral de São Paulo – incluindo os polos da Fundação CASA –, desde 2004. Além do Governo do Estado – idealizador do projeto – conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas.