13/06/2017 Projeto conta já com a participação de mais de 80 empresas
Na última sexta-feira (9), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou no Salão do Clube dos Comerciários o lançamento oficial do projeto "#Soumaiseducação – Não vai faltar futuro". Na oportunidade estiveram presentes autoridades locais, representantes da Rede Estadual de Educação, empresários, membros do Legislativo e convidados.
De acordo com o secretário Municipal de educação, Mauro Guerra, o projeto faz parte das metas para tornar a educação em Tupã mais efetiva, complementando o ensino da rede municipal. "Nesse lançamento oficial pudemos realizar a apresentação do projeto com a participação efetiva dos nossos parceiros, comerciantes, instituições religiosas, de ensino, militares e também com as famílias, e ainda tivemos a honra de apreciar a palestra com a doutora Adriana, que é o exemplo que através do ensino que conseguimos vencer, ou seja, tivemos um grande evento que foi realmente um sucesso o lançamento do projeto ‘#Soumaiseducação – Não vai faltar futuro’", contou.
Segundo Mauro, para a educação de qualidade ainda existe, não só em Tupã, mas no país inteiro, vários desafios. A primeira atividade efetiva dentro do projeto foi à Olimpíada Municipal de Matemática, da qual a cerimônia de premiação foi realizada junto com o lançamento do projeto "#Soumaiseducação – Não vai faltar futuro".
"A educação exige maiores cuidados, porque o que se aprende com a educação se leva para toda a vida e queremos entregar para os nossos alunos o melhor que a educação pode oferecer aplicando atividades efetivas e projetos contundentes. Estamos com a base da sociedade em nossas mãos, já que somos responsáveis pelo ensino das crianças na melhor fase para o aprendizado de valores e princípios. Essa é a fase mais importante na formação de caráter, pois após esta idade muitas influencias já estão sedimentadas", explicou.
De acordo com Mauro Guerra, a ideia principal do projeto é unir todos os segmentos da sociedade em favor da educação. Os comerciantes e empresários podem se transformar em parceiros da educação, apoiando todas as competições que serão desenvolvidas nas escolas.
"Estamos vivendo tempos onde muitos jovens e adolescentes estão perdendo a capacidade de sonhar e muitas vezes se envolvendo em situações que prejudicam a si, a família e a toda a sociedade. Nosso objetivo é unir a sociedade, as famílias, as autoridades e empresários para ajudar essas crianças e adolescentes a se tornarem cidadãos de bem. Junto com esse projeto, os empresários e comerciantes podem ser parceiros nesta descoberta do valor do estudo e podemos unir forças, como se ele adotasse uma criança para apoiar os estudos", esclareceu.
A apresentação oficial do projeto também contou com palestra da Dra. Adriana Maria Queiroz, tupãense que através dos estudos se tornou Juíza de Direito no estado de Goiás. Em discurso emocionado, ela relembrou do da luta para concretizar seus sonhos quando ainda residia em Tupã e falou da importância da educação.
A juíza Adriana ainda elogiou o projeto "#Soumaiseducação – Não vai faltar futuro", criado pela Secretaria Municipal de Educação. "É um prazer voltar aqui na cidade natal, na ocasião do lançamento do projeto que fala justamente do valor da educação. A minha vida é um exemplo claro do que se consegue através da educação, pois já trabalhei de faxineira na santa casa de Tupã e estudei minha vida toda em escola pública na cidade, fiz a minha faculdade de direito e hoje alcancei o cargo de juíza. Belo exemplo da Prefeitura em motivar e fazer esse chamado a todos, não apenas jogando a responsabilidade no município, mas o chamado a família e a comunidade para que todos unidos caminhem em prol da educação. É sempre bom motivar os nossos adolescentes que são o nosso futuro. Quero agradecer a população de Tupã por apoiar esse projeto, as pessoas que estiveram presentes e principalmente a Prefeitura, por não desistir das nossas crianças e adolescentes e investirem na educação desses", finalizou.
Futuro
O secretário de Educação relevou que como parte do projeto, nos meses de junho e outubro todos os alunos serão testados por meio de simulados, que irá traçar um diagnóstico de como anda o ensino no município. No 2º semestre a competição será de redação, avaliando também a língua portuguesa.
Também serão envolvidas as instituições religiosas com a criação do projeto denominado "Pais de Valor". Nesta modalidade as escolas serão utilizadas para levar aos pais o apoio na criação dos filhos e na importância do estudo para a mudança de vida.
"Os encontros se iniciam no mês de julho que é um período de férias, com atividades para as crianças e principalmente para os pais. A ideia é deixar de lado a doutrina de cada um e sem proselitismos, levar valores e princípios na educação dos filhos a todos os pais", explica.
O Projeto Pais de Valor também proporcionará cursos de capacitação aos finais de semana aos pais dos alunos, que terá como objetivo o aumento de renda da família, transformando o espaço escolar como espaço educativo para toda a família.
Segundo ele, da mesma forma o projeto contará com o envolvimento das instituições de ensino da cidade, tendo a confirmação da participação efetiva da UNESP, FACCAT, FADAP, Centro Paula Souza e Instituto Federal, onde os alunos dos 5ºs anos serão levados as instituições de ensino, para realizar visitas monitoradas as instalações, laboratórios e demais espaços e terão palestras motivadoras. "Essa iniciativa funciona como uma forma de desenvolver nas crianças, a vontade de estudar nestas instituições, despertando nelas o desejo pelo ensino", ressalta.
O projeto "#Soumaiseducação – Não vai faltar futuro", também conta com a parceria do Tiro de Guerra de Tupã, através do projeto "Atirador Mirim", onde as crianças escolhidas receberão instruções de ética, cidadania, respeito, amor à Pátria, meio ambiente, entre outros, além de fardamento, calçados e alimentação.
Mauro Guerra com a juíza Adriana Queiroz e o vice-prefeito Caio Aoqui