Prefeitura inicia inscrições para castração gratuita de 600 animais
27/06/2017 Serviço será realizado somente em fêmeas de cães e gatos
A Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, começou nesta segunda-feira (26) as inscrições para os interessados em castrar gratuitamente cães e gatos fêmea. O programa tem como objetivo castrar 600 animais até o fim do ano.
De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Laércio Garcia, para inscrever o pet, o tutor (responsável pelo animal) deve comparecer na Secretaria pessoalmente, munido com documento com foto e comprovante de residência, e preencher um formulário com informações do animal.
"É importante ressaltar que o cadastramento é feito exclusivamente via Secretaria. Vale destacar que as ONGs e os protetores de animais do município também serão contemplados pelo programa de castração de cães e gatos fêmea", explicou.
Cirurgias
Segundo o secretário de Saúde, as castrações serão realizadas pela Clínica Veterinária Mercadog, que venceu a licitação realizada no mês de maio. A expectativa é de que as cirurgias comecem já em julho. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, oferece também, de forma gratuita a toda população, o serviço de castração de cães e gatos machos.
O procedimento cirúrgico é realizado no Centro de Zoonoses, que vem sendo reestruturado para realizar as cirurgias de castração com total segurança. De acordo com Laércio, a castração é realizada por meio de agendamento, informando o endereço e RG. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3404-2200.
De acordo com o prefeito Ricardo Raymundo, o Poder Público pretende futuramente criar um projeto de adoção de animais nos eventos que a Prefeitura realiza. Segundo ele, através de adoção, o número de animais abandonados nas ruas pode diminuir, além de facilitar o trabalho dos protetores de animais.
"O número de animais abandonados nas ruas é preocupante. Por isso, já entramos em contato com algumas pessoas que são protetoras dos animais para realizarmos alguns projetos de adoção. Queremos também fazer algo maior para esses animais, pois infelizmente ainda temos muitos pets abandonados nas ruas que não são castrados e com isso vem aumentando rapidamente a população desses animais. O procedimento de castração é realmente muito importante para a nossa cidade, por isso gostaria que a população que não consegue castrar sua cachorrinha ou gata que entre em contato com a Secretaria e se inscreva no programa", concluiu.
Importância da castração
A castração é um procedimento que dura em média de 20 a 40 minutos e que consiste na retirada dos testículos dos machos e dos ovários e do útero das fêmeas. A cirurgia é segura e que favorece a rápida recuperação do animal, sendo executada com anestesia geral, o que proporciona o mínimo de desconforto aos cães e gatos.
Durante a ação são retirados os ovários e o útero em fêmeas e os testículos em machos, órgãos responsáveis pela reprodução. Os cães e os gatos podem ser castrados a partir dos seus 4 meses de idade, sem que isto interfira no seu desenvolvimento normal. Também não há limite de idade para que um animal possa ser castrado.
Além do controle populacional, a cirurgia evita também a incidências de várias doenças nos animais, como tumores de próstata e de mama, e também ajudar a moldar o comportamento em relação à agressividade e à demarcação de território.
Nas cadelas não castradas, a incidência de câncer de mama é de 26%. Se castradas antes do primeiro cio, a incidência cai para 0,5%. Já nas gatas, a castração antes dos seis meses de vida previne 90% dos tumores de mama. Vale lembrar que uma cadela com filhotes recém-nascidos precisa esperar de 30 a 40 dias para ser castrada. Para gatos, o procedimento exige mais rapidez, pois, enquanto as cadelas entram no cio a cada 6 meses, uma gata pode ficar prenha ainda durante o período de amamentação.
Prefeitura realizará castração gratuita de 600 animais