O município de Tupã sofre com o aumento da frota de veículos, número de acidentes e reclamações sobre o fluxo de trânsito e sinalizações nem sempre adequadas.
Para amenizar esses problemas e investir em trabalhos direcionados à mobilidade urbana, a Prefeitura de Tupã autorizou a contratação emergencial de um coordenador de trânsito. Inicialmente, o contrato será temporário, com duração de seis meses.
A prefeitura explicou que esse período de contratação será "tempo necessário para a criação dos cargos e realização de concurso público".
A prefeitura deverá criar uma comissão, que irá definir as próximas contratações que ocorrerão por meio de processo seletivo simplificado, "com critérios objetivos para seleção dos candidatos através de análise curricular".
O prefeito José Ricardo Raymundo (PV) disse que a contratação desse novo funcionário temporário irá auxiliar os trabalhos do departamento de trânsito, que hoje pertence à Secretaria Municipal de Planejamento.
Raymundo explicou que uma das funções do coordenador será elaborar estudos para otimizar o trânsito, readequar a sinalização, faixas, bolsões e as "mãos" de direção que serão reformuladas. "Será feito também um levantamento sobre a situação dos semáforos, e projetos para o fluxo de veículos", salientou.
O coordenador será o responsável pela Secretaria de Trânsito. Para assumir a vaga, o prefeito pretende nomear um profissional com experiência e ligado ao setor de trânsito. "Nossa intenção é contratar um policial militar ou ex-policial, ou alguém ligado ao trânsito", afirmou.
O prefeito destacou que o futuro cargo a ser criado na prefeitura é o de diretor de trânsito. O projeto que prevê a criação desse cargo na prefeitura ainda não foi encaminhado à Câmara Municipal. Atualmente, a pasta é gerenciada pelo arquiteto Valentim Bigeschi.
Redação Diário de Tupã
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.