Durante os seis dias do Tupã Junina 2017, a Praça da Bandeira ficou repleta de pessoas. Milhares de pessoas vieram apreciar as atrações musicais, decorações diferenciadas, artesanatos, praça de alimentação com variedade de comidas e bebidas e a celebração religiosa do Dia do Padroeiro.
O sucesso do evento realizado entre os dias 24 e 29 de junho, foi garantido devido ao grande trabalho da Prefeitura Municipal de Tupã, através das secretarias de Turismo e demais pastas do município, responsáveis por toda organização.
A programação artística deste ano contou com Encontro Sertanejo (que trouxe Trio Violada, a dupla Bruno Nassy e Thiago e cantora Juliana Nardon), além de várias outras atrações como Orquestra de Viola do Sesc Thermas de Presidente Prudente, as duplas Durval e Davi, Mauro e Maicon e Marcos Paulo e Candé e ainda a cantora Thaís Fonseca.
A grade de shows foi encerrada por uma das mais aguardadas apresentações musicais: a cantora Mariangela Zan, que lotou o Espaço Cultural "José Anselmo Filho - Zé Pretinho". A cantora tem um programa na TV Aparecida e é filha do saudoso acordeonista e compositor Mário Zan.
Ao final das 6 noites do evento, o prefeito Ricardo Raymundo fez um balanço positivo do Tupã Junina 2017, destacando a participação maciça da população, até nos dias de semana, quando a expectativa de público é menor. Na segunda-feira, por exemplo, (26) fiquei admirado com a quantidade de pessoas no Concurso de Danças Juninas, que reuniu alunos das escolas municipais. E na terça e na quarta-feira a lotação se repetiu", salientou Ricardo.
"O encerramento também foi um sucesso: pessoas elogiando, crianças se divertindo nos brinquedos, enfim. Muitas famílias compareceram e indiretamente contribuíram com a Matriz de São Pedro. Parabenizo o secretário de Cultura e presidente da comissão organizadora do evento, Caio Aoqui. Estávamos preocupados em fazer o evento já que não tivemos condições de promover o carnaval. Mas em parceria com todas as secretarias do município, pudemos fazer uma festa maravilhosa com baixos custos", concluiu o prefeito.
Segurança
Outro destaque do Tupã Junina 2017 foi a segurança. Nenhum episódio grave foi registrado durante o evento, graças ao trabalho do Corpo de Bombeiros e do policiamento Militar e Civil.
O comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar de Tupã, capitão André Luís Collado, explicou que foi possível colocar equipes a serviço em todos os dias de evento. "Não registramos nenhuma ocorrência de violência, nem contra o patrimônio. Tivemos nas proximidades ocorrência de tráfico de drogas, mas não estava relacionado com a festa. A tranqüilidade do evento possibilitou que a polícia pudesse prender o indivíduo", comentou.
Em agradecimento por suas ações, tanto durante o evento, quanto na segurança geral do município, a Prefeitura homenageou os policiais e bombeiros com troféus. O delegado de Polícia Civil, Flávio de Melo, destacou a cooperação entre os na garantia da segurança da população. "Este prêmio foi um reconhecimento pelo trabalho de união entre as forças de segurança. A resposta disso é uma cidade segura, onde os índices criminais são baixos", assinalou.
Para o subtenente Félix da Polícia Militar, o trabalho das equipes é árduo no combate ao tráfico de ilícitos, roubos, furtos e todos os crimes que possam acontecer. "É um trabalho constante que a Polícia Militar faz junto com a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e a sociedade, que tem um papel muito importante no combate à criminalidade através das denúncias", ressaltou Félix.
Já o sargento Marcelo Braga, do Corpo de Bombeiros, afirmou que Tupã merece ser reconhecida como referência de segurança. "Cheguei aqui há um ano, já trabalhei em várias cidades do Estado e da Capital e sem dúvida esta é uma das cidades que eu aprendi a amar. Vou continuar me empenhando o máximo para prestar apoio seja na segurança, na orientação, na prevenção ou no pós-ocorrido", finalizou Braga.
A Secretaria Municipal de Saúde também marcou presença no Tupã Junina no dia 28, vacinando grupos prioritários da Campanha de Vacinação contra o vírus da gripe. De acordo com a enfermeira Joselaine Pio Rocha, foram imunizadas 86 pessoas. "O maior público foram os maiores de 50 anos e profissionais da saúde. Durante o evento, nossos agentes comunitários entregaram panfletos e conscientizaram o público sobre as maneiras de prevenir o vírus H1N1", explicou Josi.
Praça de alimentação
A praça de alimentação ficou por conta dos membros da Matriz de São Pedro. Toda a renda será em benefício da conclusão das reformas necessárias na paróquia. De acordo com o representante da igreja, Fábio Dias, a equipe organizadora deverá se reunir na próxima semana para fazer um balanço das vendas. "A previsão é de que tenhamos um resultado maior do que esperado. O Tupã Junina deste ano foi muito bom e superou as nossas expectativas", afirmou.
Para o secretário municipal de Turismo e presidente da comissão organizadora, Caio Aoqui, agora o momento é de agradecer. De acordo com ele, a colaboração da Câmara Municipal e o envolvimento de todas as secretarias foi fundamental para a realização e sucesso do evento.
"Foi uma grande alegria para a Prefeitura de Tupã realizar um evento como o Tupã Junina. Por isso temos que parabenizar todos os funcionários e equipes que se desdobraram, trabalharam muito durante fim de semana e pleno feriado municipal para que tudo fosse feito. Agradeço também à Câmara Municipal, os vereadores sempre presentes, à Igreja Matriz de São Pedro e artesãos e também ao prefeito Ricardo Raymundo, que tem sido verdadeiro exemplo de administração. Enfim, foram grandes os apoios que resultaram numa Tupã Junina de muito sucesso", finalizou Caio.
Assessoria de Imprensa