O Parque do Atleta é um dos espaços públicos que mais possui casos de vandalismo, com pichações, depredações e furtos de equipamentos. Também, ainda é o mais frequentado.
A Secretaria Municipal de Planejamento implantou, no início da atual gestão, um trabalho para recuperar as praças municipais, com serviços preventivos.
Recentemente, o parque recebeu reparos em seus equipamentos, mas a pasta programa revitalizar o espaço por completo. Para que isso ocorra, faltam investimentos do Poder Público, que alega falta de recursos. "A equipe fez reparos em equipamentos no local, para evitar acidentes com os usuários", destacou a secretaria. O espaço gramado, próximo à pista de caminhada, foi roçado para atender os usuários.
A secretaria disse que realizou reparos em brinquedos do Parque do Atleta e em seus bancos. "Sendo que um já está entortado, mas vamos consertar novamente", afirmou a pasta. "Pedimos a colaboração dos usuários, para não danificar os equipamentos das praças", acrescentou.
Vale lembrar que as telhas dos quiosques e tábuas de guarda-corpo também foram trocadas. A pasta aumentou a quantidade de areia da quadra esportiva.
Um dos próximos trabalhos que poderão ser executados no Parque do Atleta é a ampliação da pista de caminhada. "Diariamente, dezenas de pessoas vão ao local para fazer caminhadas, mas por falta de espaço, chegam a pisar na grama", salientou a pasta.
A secretaria destacou que sua equipe técnica faz trabalhos de recuperação nas praças municipais, desde o começo do ano. "A secretária Jeane Rosin determinou a manutenção preventiva dos brinquedos e equipamentos de todas as praças", afirmou.
A secretaria diz que que já executou melhorias na Praça dos 100 Anos da Imigração Japonesa ao Brasil", Parque Linear, Praça "Anísio Carneiro" (Fórum), Praça Dom Bosco e Praça da Bandeira, mas ressaltou que a atual administração não tem condições de fazer todos os trabalhos de uma única vez. "Estamos fazendo os levantamentos e repassando os custos para a administração, com o objetivo de executar as reformas nas praças. Pedimos a compreensão da população", acentuou.
Assim como o Parque do Atleta, as demais praças municipais receberão modificações, como pintura, limpeza, roçagem e melhorias nas calçadas, guias, sarjetas e iluminação.
A secretaria explicou que os equipamentos de iluminação das praças são os principais alvos de vandalismo. Segundo os dados da pasta, somente na praça situada no Jardim Unesp I, pelo menos 40 globos de iluminação, recentemente trocados, foram depredados por vândalos.
"Nossa intenção agora é trocar essa iluminação, instalando as lâmpadas em postes mais altos", salientou.
Outro problema registrado nas praças públicas de Tupã, segundo a secretaria, é o furto e depredação de torneiras. "Quando as torneiras não são furtadas, o pessoal quebra elas. E isso ocasiona o vazamento de água nas praças e mais gastos de dinheiro público", ressaltou.
Redação Diário de Tupã