A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, organizou uma reunião com professores e coordenadores da rede de ensino municipal no último dia 19 para apresentar um sistema de informatização de registros e documentos escolares, que possivelmente será implantado em todas as escolas e creches do município em 2018.
Segundo o secretário municipal de Educação, Mauro Guerra, a proposta do novo sistema de informatização das escolas e creches visa facilitar o registro de atividades diárias dos alunos, assim como: as avaliações, presenças, índices de aprendizagem, emissão de documentos, tornando o processo educacional mais rápido e eficiente.
"Esse projeto de informatização das escolas está incluído nas metas previstas para 2017, sendo um grande avanço para as rotinas dos professores e da secretaria da escola. Assim, o professor otimiza seu tempo no preenchimento de notas, avaliações, frequências, conteúdos, etc., e pode se dedicar a análise do desempenho dos alunos, ao preparo das aulas, preparação das atividades e outras do dia a dia do professor", explicou.
Além disso, aponta Mauro Guerra, a informatização também irá aperfeiçoar o tempo da secretaria das escolas, pois a emissão de documentos e controle de frequência, desempenho dos alunos e outras atividades será muito mais fácil e rápido.
"Nosso objetivo é melhorar o atendimento e o ensino para as nossas crianças e com a informatização dos processos, a Secretaria de Educação, a direção e coordenação das escolas poderão atuar com muito mais eficiência para sanar dificuldades de aprendizagem que surgem no decorrer do ano letivo. Queremos escolas de qualidade e a informatização de toda rede municipal é fundamental para esse processo", analisou.
Ainda de acordo com a Secretaria de Educação, neste tempo globalizado e de rapidez de informação, as escolas de Tupã não podem ficar ainda no preenchimento de papeis. Com o sistema educacional totalmente informatizado, os professores, coordenadores, diretores e a Secretaria de Educação, poderão acessar as informações pedagógicas dos alunos de qualquer aparelho conectado a rede para o acompanhamento de aprendizagem.
"Esse sistema é uma conquista para o nosso município, além de agilizar todo o processo burocrático que as escolas, creches e os educadores passam, vamos ter dados concretos na área da educação e com isso direcionar ainda mais as nossas ações com foco nas necessidades dos alunos", explicou.
Avanços
Uma das vantagens do projeto de informatização na rede municipal de ensino é que o sistema pode gerar, além do diário eletrônico, boletins escolares, transferências, fichas individuais, atas de resultados finais, entre outros, facilitando o trabalho burocrático e administrativo das Unidades Escolares Municipais e Secretaria de Educação e principalmente dos Educadores, e ainda, o acesso a esses dados pode-se dar em qualquer lugar onde haja acesso à internet e a rede escolar.
"Essas tecnologias vieram para ficar, fazem parte do que hoje se chama sociedade da informação ou sociedade do conhecimento. Não faria sentido melhorar o ensino municipal, dada a presença dessas tecnologias, que as escolas estivessem fora desse processo. Através desta informatização chegaremos ao ponto de pais e alunos terem acesso online do desempenho e vida escolar dos educandos", afirma.
Segundo o secretário, o sistema de informatização também abre espaço para novos projetos, como a extensão da informatização para o sistema educacional com conteúdo pedagógico totalmente informatizado.
"As melhorias na educação serão processos contínuos na Secretaria e na Administração do Ricardo e do Caio. Por meio do compartilhamento de experiências adquiridas após a informatização do sistema de registros e documentos escolares, temos plano de aperfeiçoar o currículo escolar dando um novo significado ao processo de aprendizagem e de conhecimento em Tupã. Além disso, o uso das ferramentas digitais proporciona aos alunos atividades diferenciadas como pesquisas na internet, comunicação síncrona e assíncrona, espaços virtuais de aprendizagem e utilização de softwares", destaca.
Capacitação
Mauro Guerra finalizou explicando que para toda mudança é necessário um planejamento e a Secretaria de Educação já está se preparando para as mudanças. A primeira dessas melhorias será a capacitação dos professores, coordenadores e diretores da rede de ensino municipal de Tupã.
"Para que as melhorias sejam efetivas, precisamos que todos estejam preparados e como o novo sistema de informatização os professores precisam saber como utilizar essas tecnologias em benefício da qualidade da educação e isso não é trivial. Em muitos casos, há capacitação de professores, mas não dos diretores da escola. É preciso que ela ocorra ao longo do tempo, não só um processo inicial. Além disso, um problema verificado em toda América Latina é a falta desse tema na formação dos professores. É preciso reconhecer as tecnologias e as escolas deveriam entender como se pode fazer uso delas para melhoria da qualidade educacional. Com tudo isso acontecendo, as análises apontam que a introdução de tecnologias contribui com o ensino e para resultados positivos não podemos deixar ninguém sem a capacitação necessária", concluiu.
Assessoria de Imprensa