Eco Ponto recolheu quase 30 mil pneus inservíveis no 1º semestre
26/07/2017 Além de trabalhar com a coleta do material, projeto também orienta sobre prejuízos ao meio ambiente e a saúde
A Prefeitura de Tupã, por meio da equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, vem desenvolvendo diversos trabalhos ambientais na cidade. Um dos destaques é o projeto "Eco Ponto", que foi criado com o objetivo de recolher pneus que não são mais utilizados pela população e dar um novo destino ao material. De janeiro a junho deste ano, o Eco Ponto recolheu cerca de 30 mil pneus inservíveis em Tupã.
De acordo o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Afonso Ponce, o projeto conta com espaço próprio para o recebimento e armazenamento de pneus velhos, que se fossem descartados inadequadamente poderiam poluir o meio ambiente ou acumular água parada, contribuindo para a disseminação de várias doenças.
"O Eco Ponto é um projeto que vem sendo realizado desde 2003, mas somente nos últimos anos que ganhou força e ajuda tanto da população quanto das outras Secretarias Municipais. O projeto é bem simples e eficaz, pois uma vez que o pneu é retirado das ruas não serve mais de criadouro do mosquito transmissor da dengue e muito menos de abrigo para animais peçonhentos. Outro benefício é que quando o pneu é recolhido também pode ser reaproveitado para fazer artigos decorativos e móveis", explicou.
Como funciona?
O trabalho de retirada dos pneus velhos é realizado sem ônus para a Prefeitura, conforme prevê o convênio com a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip). De acordo com Afonso, a empresa vem até Tupã e faz o recolhimento desse material em diversos pontos das cidades e também das cidades vizinhas que também utilizam o serviço.
Após a coleta de pneus, a empresa leva o material para a Reciclanip para serem reutilizados, dando origem a novos materiais como vasos de plantas, cadeiras, calçados, entre outros. "A empresa disponibiliza um caminhão para levar os materiais coletados até a cidade de São Paulo, onde os pneus são triturados e reutilizados dando origem a novos materiais como vasos de plantas, cadeiras, calçados e peças decorativas, como mesas, sofás, entre outras peças. Essa parceria com a Reciclanip tem nos ajudado muito, pois assim conseguimos manter a cidade limpa", disse.
O secretário finalizou pedindo à população que colabore com o trabalho da Secretaria de Meio Ambiente. "Peço a colaboração de todos, pois nós temos os locais corretos para o recolhimento. Há um espaço na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente onde a população pode realizar o descarte dos pneus, além das borracharias encontradas na cidade que também recebem o descarte dos materiais. É importante que a população tenha consciência da importância do descarte dos pneus em locais adequados", finalizou.
A população pode encaminhar também os pneus inservíveis para a sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, localizada na rua Francisco Budaibes, 101, Vila Tupã Mirim I. O horário de atendimento é das 7 às 13 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3496- 3346.
O Eco Ponto também conta a parceria dos municípios de Arco-Íris, Parapuã, Iacri, Quintana e Herculândia, Bastos e Queiroz. "Cada município faz a sua coleta e transporta o material para nosso depósito adequado, onde é armazenado corretamente, pois os materiais não podem ficar expostos ao sol e a chuva", finalizou Afonso.
A população pode encaminhar também os pneus inservíveis para a sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente