A Secretaria municipal de Saúde, em parceria com o Hospital São Francisco de Assis de Tupã, realizou na manhã de ontem a abertura oficial da 25ª Semana Mundial de Aleitamento Materno. A Solenidade, que foi realizada na Câmara Municipal, reuniu mais de 20 mães lactantes atendidas pelo município para um gesto simbólico em favor da amamentação.
De acordo com o secretário Municipal da Saúde, Laércio Garcia, a Semana de Aleitamento Materno tem como objetivo principal incentivar e fortalecer a sociedade em geral sobre a importância da amamentação e ressaltar a importância da doação de leite.
"Promover a Semana Mundial de Aleitamento Materno é uma ação muito importante, pois é quando o mundo inteiro se mobiliza em prol da amamentação e busca promover os seus benefícios para o bebê e também para as mães, por meio de várias ações", concluiu.
Segundo a odontopediatra Rose Chiaradia todas as mulheres presentes fazem parte das atividades realizadas no Hospital São Francisco onde a equipe incentiva e promove entre as mães a importância da amamentação e também da doação do leite materno.
"Nesta semana o mundo inteiro está se mobilizando em prol da amamentação. E em Tupã não é diferente. Essa solenidade é um momento simbólico para abrirmos os trabalhos da Semana Mundial de Aleitamento Materno com essa ação maravilhosa que é o ‘Mamaço Coletivo’, mostrando que a gestor público também apoia essa iniciativa. O mais importante dessa ação é que esse trabalho aconteça todos os dias e a gente promove e defende a amamentação diariamente. Gostaríamos de agradecer à Prefeitura, à Secretaria de Saúde por essa parceria, e agradecer especialmente as mães que estão aqui, representando todas as mães tupãenses, ajudando a divulgar a importância do aleitamento materno e os benefícios que ele proporcionará às crianças", destacou.
Já o prefeito Ricardo Raymundo parabenizou o casal Dalton e Rose Chiaradia, que juntamente com o Hospital São Francisco há anos vem desenvolvendo importante trabalho para conscientizar a população sobre a importância do aleitamento materno e também parabenizou as mães presentes que participaram do ‘Mamaço Coletivo’.
"Estamos muito felizes pela Secretaria de Saúde fazer parte dessa ação da Semana Mundial do Aleitamento Materno. Sabemos da importância da amamentação tanto para a mãe quanto para o bebê e estimulamos cada vez mais atividades que possam promover e incentivar essa ideia. Nossa administração está investindo cada vez mais na saúde, mas gostamos de ressaltar que para uma vida plena e saudável tudo começa no seio da mulher, pois essa relação de amor entre mãe e filho só faz bem. Gostaria de parabenizar a todos os envolvidos nessa semana do aleitamento e principalmente ao casal Dalton e Rose Chiaradia pelas ações realizadas diariamente junto ao Hospital São Francisco", comentou.
Ricardo também ressaltou a importância de ações como a Semana de Aleitamento Materno para esclarecer vários mitos sobre amamentação, sobretudo o efeito que ela supostamente provocaria no corpo da mulher.
"Nos últimos anos cresceu o número de mulheres que amamentam seus filhos e isso tudo graças aos trabalhos de incentivo na amamentação. São atividades como essas que a nossa Secretaria esta buscando realizar diariamente, que reforce a prevenção de doenças com ações de amor, que no caso, é a amamentação", concluiu.
Engajamento das mães
A abertura da Semana de Aleitamento Materno também contou com a participação de grande número de mães que realizaram simultaneamente o Mamaço Coletivo.
Priscila Nunes Vasconcelos, que estava com a filha nascida recentemente, falou sobre a importância do aleitamento para o bebê e ainda ressaltou que o aleitamento materno é a prova de amor mais sincera entre uma mãe e um filho.
"Amamentar é uma ação de amor e eu não trocaria esse momento por nada nesse mundo. Tudo o que eu puder fazer pelo bem estar e pela saúde da minha filha eu farei e por isso gostaria de agradecer a equipe do hospital São Francisco por me ajudar e me incentivar a amamentar", disse.
Programação
De acordo com a Secretaria de Saúde, a 25ª Semana de Mundial de Aleitamento Materno segue com programação durante todo o mês de agosto com o objetivo de reforçar as relações entre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), o aleitamento materno e a Estratégia Global para Alimentação de Lactentes e Criança de Primeira Infância.
Defendendo a amamentação como uma chave para o desenvolvimento sustentável, a iniciativa contará com a realização de diversas atividades no município. A programação continua hoje, às 8 horas, na Unidade Básica de Saúde Drº Edmundo Vieira Prado (Formosa), com uma atividade especial para mães, bebês e familiares.
Assessoria de Imprensa
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.