A Prefeitura Municipal de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura firmou parceria com o Projeto Ademar Guerra. Desde o mês de abril, o Grupo Ágape de Teatro, está recebendo orientação artística do Projeto.
Segundo informações do diretor do Grupo Ágape, Renato Gonzalez, a Prefeitura tem colaborado com a hospedagem e alimentação do artista-orientador designado, durante todo o período de orientação, previsto para ser realizado de abril a novembro de 2017.
"A parceria se dá por meio de ações que envolvem a formação de repertório, criação, experimentação, articulação, aperfeiçoamento artístico e mediação cultural", informou.
Renato ressaltou que o Projeto faz parte do Programa de Qualificação em Artes da Secretaria da Cultura do Estado, gerenciado pela organização social POIESIS. Estão sendo atendidos 47 grupos do estado de São Paulo, com orientação técnica e artística em teatro, buscando grupos em diversos estágios de formação em teatro, interessados em dialogar com outros artistas, visando à ampliação de perspectivas de criação e produção em arte.
"As companhias de teatro recebem orientação artística em diferentes metodologias. No caso do Grupo Ágape, a metodologia é ‘Orientação Especial’, que consiste no desenvolvimento de workshops, envolvendo diversas áreas do fazer teatral, voltadas aos grupos com necessidades específicas detectadas no momento da seleção", informou.
O diretor ressaltou que nos meses de abril e maio, o orientador foi Bruno Frachia, de Santos. Já nos meses de junho e julho, a orientação ao grupo tupãense ficou a cargo de Raquel Anastácia de São Paulo.
"O Projeto tem a curadoria de Sergio Ferrara, que dirigiu grandes atores como Paulo Autran, Raul Cortez, Eliane Giardini e Rosi Campos, além de parceria com grandes dramaturgos como Maria Adelaide Amaral e Mário Bortolotto. Trabalhou também com Plínio Marcos no Teatro de Arena; ganhou o Prêmio de melhor diretor APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) pela direção do espetáculo Pobre Super-Homem, de Brad Fraser. Em 2009, Ferrara foi convidado pelo Ministério da Cultura e pelo FESTLIP para dar aulas de teatro em todos os países africanos de língua portuguesa e no Timor Leste, na Ásia", disse.
O diretor finalizou agradecendo a parceria firmada e a colaboração que o poder público tem oferecido ao programa. "O Grupo Ágape de Teatro agradece a Direção do Projeto Ademar Guerra. Agradecemos também ao prefeito Ricardo Raymundo e ao vice-prefeito e secretário de Cultura, Caio Aoqui pela parceria e colaboração que tem nos oferecido e principalmente por acreditar na importância desta ação no desenvolvimento do Grupo Ágape de Teatro", concluiu.
Assessoria de Imprensa
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.