O Projeto Adolescente Consciente, do Instituto Luiz Bertazzoni de Artes e Cultura e Grupo Fênix de Teatro, já instalou diversos núcleos de atividades artísticas em nosso município e região.
Já foram iniciadas oficinas artísticas em várias entidades, escolas, associações de bairro e projetos sociais, atendendo centenas de crianças e adolescentes. As entidades analisaram o perfil e a necessidade das crianças e adolescente atendidos e, com essa demanda, foi criada uma programação específica para cada uma delas, onde estão sendo disponibilizadas, aulas de dança, capoeira, teatro, artes e desenho e música.
Toda essa gama de atividades está sendo realizada aqui em Tupã em virtude do projeto "Adolescente Consciente", projeto idealizado pelo Instituto Luiz Bertazzoni e o Grupo Fênix de Teatro, através do edital do CONDECA - Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente.
Com a aprovação do projeto e, já assinado convenio com o Estado, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, estão sendo disponibilizados recursos do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDECA). O CONDECA é um órgão paritário, formado pelo Governo do Estado de São Paulo e pela Sociedade Civil, que delibera e controla as Políticas Públicas voltadas aos direitos da criança e do adolescente. O projeto Adolescente Consciente em Tupã, terá duração de um ano, realizando suas atividades até julho de 2018.
As atividades artísticas já foram iniciadas. A próxima fase que está prevista para ser iniciada ainda esse mês é o cronograma de palestras socioeducativas que serão ministradas, também, nas entidades, escolas, associações de bairro e projetos sociais, mas poderá ser ainda mais abrangente.
Serão contratados profissionais nas mais diversas áreas e com diversos temas. Neste momento está sendo montado um cronograma para atender a demanda destas palestras, que tem previsão de acontecer duas vezes ao mês, em data a ser, ainda, definida.
O Coordenador do Projeto, Duda Gimenez, explica a sequência das ações do projeto: "O Projeto Adolescente Consciente tem o objetivo primeiro de colocar a criança e o adolescente em contato com as artes, mas não é só isso. O projeto é multifacetado. Tivemos o cuidado de inserir no rol das atividades uma área que entendemos ser fundamental, a conscientização de nossos jovens. Por isso que, serão ofertadas, também gratuitamente, palestras socioeducativas. Selecionamos alguns temas muito importantes que serão abordados por profissionais em áreas específicas.
Neste contexto teremos temas variados, como: O jovem e a Drogadição; A Família, a Sociedade e as Drogas; Jovens, mídias e drogas; Álcool, tabaco e outras drogas como fatores de comprometimento escolar; Drogas, causas, consequências e recuperação; O Perigoso flerte com as Drogas na adolescência; Adolescente e DROGAS: saiba como abordar o tema com seus filhos ( para os pais); Prevenção ao uso de drogas na infância e adolescência; Relação família escola; A importância do resgate das histórias familiares; A importância da leitura; Como usar as redes sociais e seus limites; Fortalecimento do vinculo familiar". Explica.
O vereador Charles dos Passos, que está apoiando essas ações do Instituto Luiz Bertazzoni, ressalta a importância desse alcance múltiplo do Projeto Adolescente Consciente. "Sempre acreditei, e continuo defendendo a ideia, de que a arte é um poderoso transformador social, e por si só, tem o condão de sensibilizar nossas crianças e nossos adolescentes. Agora, aliado às ações culturais, o projeto, também está trazendo ações socioeducativas. São palestras com temas oportunos e atuais, para auxiliar nesse trabalho. Assim, as crianças tem a oportunidade de se envolverem ainda mais nos trabalhos e ações do projeto. E acredito que, com isso, os resultados e objetivos serão alcançados mais rápida e eficazmente." Concluiu o vereador.
Além das entidades, escolas, associações de bairro e projetos sociais que já estão sendo atendidos, os interessados podem esclarecer duvidas e informações por meio do e-mail do Instituto Luiz Bertazzoni, qual seja: ibl.arte.cultura@gmail.com, ou pelo fone (14) 99609-5156 com o Duda Gimenez, coordenador do projeto. Já os agendamentos devem acontecer até dia 31 de agosto, para melhor atender os interessados.
Assessoria Instituto Luiz Bertazzoni