Posto de Tupã registrou mais de 800 atendimentos no 1º semestre
18/08/2017 Acessa São Paulo iniciou as atividades em Tupã no ano de 2002
O posto do Acessa São Paulo em Tupã registrou no primeiro semestre deste ano 868 atendimentos do programa no município. Criado pelo Governo Estadual em 2000, o Acessa São Paulo iniciou as atividades em Tupã no ano de 2002, funcionando na sede da Secretaria de Municipal Cultura, localizada na avenida Tamoios, 1.685, junto à Biblioteca Municipal "Tobias Rodrigues".
De acordo com o secretário Municipal de Cultura, Caio Aoqui, o Acessa São Paulo é um programa de inclusão digital que oferece à população acesso gratuito às tecnologias da informação e comunicação, em especial à internet, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos.
"Estamos muito satisfeitos com o número de pessoas que buscam cada vez mais fazer parte dos programas do governo, isso mostra que os programas realmente ajudam a população e que o objetivo do governo vem sendo alcançado. O Acessa São Paulo contribui para a consolidação de uma democracia mais inclusiva por isso não medimos esforços para manter o programa em Tupã", comentou.
Segundo Caio, o programa é uma importante ferramenta de inclusão digital, que permite que cidadãos de todos os níveis socioeconômicos possam fazer uso dos serviços que a rede disponibiliza. "Através do programa, a população tem acesso à informação, conhecimento, cultura e entretenimento, mas também à dignidade e cidadania, já que por meio dele é possível solicitar serviços públicos, realizar inscrições para concursos públicos, acessar serviços de atendimento e defesa ao consumidor, verificar multas de trânsito e pontos na carteira de habilitação, consultar processos na justiça e outra infinidade de atendimentos e serviços", afirmou.
Como funciona
De acordo com o secretário explicou também que cada usuário atendido pelo programa tem direto de utilizar os computadores em sessões de 30 minutos, que podem ser prorrogadas caso não haja fila. "O programa é democrático e está alcance de todos. Para utilizar os computadores basta ir até a Biblioteca Municipal munido com um documento de identificação com foto e se cadastrar", informou.
Segundo ele, crianças menores de 11 anos devem estar acompanhadas dos pais ou responsável legal, tanto no cadastramento quanto na utilização dos equipamentos. Já os jovens de 12 a 16 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável para se cadastrar, mas podem utilizar os computadores desacompanhados. Somente para usuários acima de 16 anos o cadastro e a utilização é livre.
"Vale lembrar ainda que mesmo cadastrados, todos os usuários devem obrigatoriamente apresentar o RG quando for utilizar os computadores do programa. O posto do Acessa São Paulo em Tupã funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11 horas e das 13 às 17 horas. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (14) 3491-3015.
Desde que surgiu, no ano 2000, o programa cadastrou mais de 3,3 milhões de usuários e realizou mais de 95,7 milhões de atendimentos presenciais em todo o Estado de São Paulo. De modo geral, a Região Metropolitana concentra "em escala" o maior número de atendimentos, entretanto, o programa está capitalizado em mais de 500 municípios do interior, prestando os mesmos serviços.
Posto do Acessa SP em Tupã funciona no prédio da Biblioteca Municipal