Criado e administrado pela Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o Projeto Segundo Turno iniciou nesta semana uma exposição artística com os trabalhos realizados pelos alunos do Projeto Izilda de Freitas Alves (Fepasa).
As obras estão expostas no hall de entrada da sede do projeto, das 8 às 17 horas. A exibição segue até o fim do mês de agosto e está aberto ao público. De acordo com o secretário municipal de Educação, Mauro Guerra, a iniciativa visa promover a conscientização pela arte e pelo meio ambiente e também dar a oportunidade da população conhecer os trabalhos desenvolvidos durante o projeto segundo turno.
"São trabalhos de pintura, artesanato, bordado e confecção de brinquedos com material reciclável. As pinturas rupestres com giz de cera e papel camurça e as texturas com jornal e tecido demonstraram a liberdade de expressão das crianças, que com espontaneidade e criatividade, revelam combinações interessantes de traços e cores, texturas com barbante e outros materiais que também são destacados na mostra", explicou.
Segundo Mauro, os projetos do Segundo Turno estão recebendo reformulação e as atividades que são desenvolvidas, completam o ensino que é ministrado nas escolas. "É muito importante a participação dos pais na vida escolar dos filhos e a visita dos pais a exposição dos trabalhos que são desenvolvidos nos projetos, demonstra aos filhos que a família se preocupa e se importa com seu futuro é uma grande parceria que une escola, professores e família", explanou.
O secretário afirmou ainda que as aulas de artes são muito importantes pois ajudam a criança a desenvolver a expressão e a linguagem artística, aprimorando a sensibilidade através da afetividade com o mundo, seja essas manifestações utilizando cores, formas, tamanhos ou até mesmo símbolos.
"No bordado, os pontos que se entrelaçam deslumbram os pais que ficam encantados com os trabalhos de seus filhos. Nos trabalhos de meio ambiente, orientados pelos professores de educação física, se destacam jogos de peteca, dominó, jogos de memória, damas, resta 1, bilboquê, trilha, entre outros. Estes jogos, ao final de cada produção, são utilizados pelas crianças em brincadeiras que valorizam o que foi feito, estimulando assim a criatividade e despertando o interesse da criança por novas descobertas", ressaltou.
Para finalizar, o secretário ainda agradeceu o prefeito Ricardo Raymundo e o vice-prefeito Caio Aoqui pelo incentivo da cultura, arte e educação de fácil acesso no município e também parabenizou os professores do projeto Segundo Turno envolvidos com os trabalhos expostos.
"Gostaria de agradecer a confiança do prefeito Ricardo e do vice Caio por entender a importância do projeto Segundo Turno e nos apoiar com os nossos projetos. A Secretaria Municipal de Educação tem um papel relevante na formação de novos valores das nossas crianças. É através do trabalho realizado nos projetos que poderemos criar cidadãos melhores para o nosso município e o nosso país, por isso gostaria também de parabenizar as crianças que estão expondo seus trabalhos e também agradecer o trabalho desenvolvido pelas professoras do núcleo Izilda de Freitas Alves, são elas Rose Mary Biazon Kondo, Maria Aparecida Soares Alves, Alexandra de Lima Soares, Márcia da Silva Armando, Marlene de Souza Pereira e o supervisor do projeto Ricardo Amado, que estão sempre empenhados por uma educação melhor", concluiu.
Assessoria de Imprensa