Escolas de Tupã festejam 14 anos do Programa "Escola da Família"
22/08/2017 Programa Escola da Família foi instituído no dia 23 de agosto de 2003
O Programa Escola da Família foi instituído no dia 23 de agosto de 2003 pela Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo e Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). Completando 14 anos, o programa proporciona a abertura das escolas da Rede Estadual de Ensino, aos finais de semana, no período das 9 às 17 horas, com o objetivo de criar uma cultura de paz, despertar potencialidades, ampliar horizontes, incluir, estimular o protagonismo juvenil e valorizar o trabalho voluntário.
Em Tupã 7 escolas estaduais desenvolvem o programa atualmente, E.E. "Professor Anísio Carneiro", E.E. "Professora Irene Resina Migliorucci", E.E. "Índia Vanuíre", E.E. "Joaquim Abarca", E.E. "Luiz de Souza Leão", E.E. "Maestro Nelson de Castro" e E.E. "Professor Sebastião Teixeira Pinto".
Cada escola organiza as atividades, oficinas e projetos centrados nos quatro eixos: esporte, trabalho, cultura e saúde e que atendem às expectativas do público participante visando a inclusão, a participação ativa da comunidade escolar e extraescolar, maior participação de pais e alunos na construção de uma cultura de prevenção, de espectadores críticos conscientes e na construção de uma escola mais solidária.
Em comemoração ao 14º aniversário do programa e a realização do evento "Agita Família da Paz e Solidariedade", a Coordenação Regional do Escola da Família organizou para os próximos dias 26 e 27 de agosto diversas atividades culturais e interativas.
As sete comunidades, educadores universitários, voluntários e parceiros, unidos, participarão de apresentação teatral, oficina de artesanato, 30 minutos de atividade física, festival de dança urbana e doação de alimentos e produtos de higiene para Instituições Filantrópicas.
O programa
O Programa Escola da Família iniciativa visa fortalecer o protagonismo juvenil ações que dão vazão à criatividade e à expressão artística, no uso de expedientes da linguagem visual, dramatizada, plástica e tantas outras que compõem a leitura da arte no mundo.
O Programa Escola da Família também pode ser considerado um grande centro de convivência que reúne profissionais da Educação, voluntários, universitários e comunidade, oferecendo à comunidade atividades que possam contribuir para a inclusão social tendo como foco o respeito à pluralidade cultural e política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida cada vez melhor.
Integrando e aproximado pais e filhos, comunidade e escola, a iniciativa permite melhores resultados de aprendizagem; conservação do patrimônio público; sentimento de companheirismo; participação e cooperação de toda a comunidade nas ações das escolas.
Também graças ao Escola da Família, milhares de universitários, de todo o Estado de São Paulo, dedicam hoje, seus finais de semana ao Programa Escola da Família e, em contrapartida, têm seus estudos custeados por um dos maiores programas de concessão de bolsas de estudo do País, realizado em convênio com instituições particulares de Ensino Superior – O Programa Bolsa Universidade.
Esses convênios garantem aos universitários 100% de gratuidade nos seus cursos, sendo 50% da mensalidade para pelo Estado e o restante financiado pela própria faculdade. Os universitários contribuem com seu empenho e dedicação para o crescimento da comunidade local e, quando formados, acrescentarão ao currículo uma preciosa experiência, enriquecida por valores como a responsabilidade social e participação comunitária.
Para participar como voluntário entre em contato com o vice-diretor responsável da escola e planeje ações, use suas habilidades e conhecimentos para transformar as crianças e jovens em cidadãos críticos, cultos e conscientes de seu valor e importância para a sociedade.
A Coordenação Regional do Escola da Família convida a população a participar da programação festiva e parabeniza todos que coordenam, atuam, colaboram e acreditam no poder transformador e emancipador das pessoas que participam do Programa Escola da Família.