Realizado por meio de parcerias entre o SEBRAE-SP de Marília, Associação Comercial e Industrial e o Sindicato do Comércio Varejista de Tupã, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, foi realizada ontem a oficina continuada "SEI Formar Preço". O evento aconteceu no setor do SEBRAE Aqui, instalado na avenida Tapuias, 907, Sala 07.
De acordo com o agente de desenvolvimento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Renato Carpanezi, o curso gratuito além de capacitar os empreendedores individuais de Tupã, também visou agregar conhecimentos e levar informações sobre o preço dos produtos ou serviço, ampliando as possibilidades de crescimento e expansão de uma empresa.
"A oficina superou as expectativas com mais de 30 empreendedores da cidade marcando presença. Gostaria de agradecer todos os empresários que estão sempre participando das oficinas e ações realizadas pelo SEBRAE. Para a nossa equipe é uma honra poder auxiliar os nossos empreendedores tupãenses, promovendo o desenvolvimento econômico da nossa cidade", disse.
Segundo Renato Carpanezi, a oficina foi direcionada ao empreendedor que tinha a intenção de aprender a formar preços de venda, entender a estrutura dos gastos do seu negócio e, assim, ter informações e dicas para que sua empresa possa ser rentável, ampliando assim as possibilidades de expansão do seu negócio de maneira sustentável.
"Para ter sucesso nos negócios, é importante que o empreendedor saiba exatamente o quanto se ganha em cada venda, e outras informações relevantes. Desde o início da prática das atividades econômicas pelo homem, a atividade mais importante foi o comércio. A característica principal dos mercadores era saber comprar bem seus produtos ou insumos para que pudessem vender bem e ainda obter lucro, fazendo, sempre que possível, sobrar dinheiro. Para que se possa vender bem seus produtos ou serviços, não basta que se tenha qualidade, bom atendimento e pontualidade na entrega, dentre outros requisitos. É preciso saber comprar bem, saber os gastos exatos com cada produto, quanto se quer ganhar na negociação de venda e, principalmente, por quanto é que terá que vender para poder ter o lucro desejado. Acreditamos que todos os empreendedores tenham saído da oficina satisfeitos e sem dúvidas", explicou.
De acordo com o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcus Zanelato, a oficina contou com carga horária de 4 horas e abordou temas importantes como "O que são gastos"; "A importância da margem"; "Formação do preço" e qual o "Ponto de equilíbrio operacional" de uma empresa.
"A oficina conseguiu atingir o objetivo que é informar e dar apoio aos nossos empreendedores. Recebemos muitos feedbacks positivos e isso deixa a todos nós, da organização, muito felizes, pois uma vez que um empreendedor sai satisfeito e preparado garantimos maior chance do sucesso dele, expansão do negócio no mercado, mais vagas de emprego e até o desenvolvimento da economia local", finalizou.
Novo curso
De acordo com a programação do SEBRAE Aqui, o próximo curso a ser promovido em Tupã será a oficina "SEI Vender" que acontece no próximo dia 20 de setembro. A oficina tem como objetivo capacitar o empreendedor individual para analisar o próprio negócio, adaptar-se às necessidades do mercado e também preparar produtos e serviços para conquistar novos clientes e ampliar suas possibilidades de crescimento e expansão.
"O curso será gratuito como todos os outros, serão quatro horas de curso. Estamos com o conteúdo programático bem rico nesta oficina e abordaremos temas como os "três P", que são: produto, praça e preço; também falaremos sobre promoção e cliente e quais os principais processos de venda", contou.
De acordo com Renato Carpanezi, as inscrições para a oficina seguem até o dia 18 de setembro. Os empreendedores também podem participar de outras capacitações de forma online e totalmente gratuita pelo site www.sebrae.com.br, ou buscar mais informações no SEBRAE Aqui de Tupã pelo telefone (14) 3441-3887.
Assessoria de Imprensa