Funcionários do Projeto Jovem Talento participam de capacitação
02/09/2017 Trabalho tem por objetivo o fortalecimento de vínculos
A Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu durante os meses de maio, julho e agosto, encontros formativos para os funcionários que atuam no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Projeto Jovem Talento.
Participaram das formações a equipe técnica, composta por psicólogas, assistente social, monitores, auxiliares de limpeza e administrativos e ainda a coordenação. O palestrante foi o professor doutor Silvio José Benelli, que é assistente do departamento de Psicologia Clínica, do Curso de Psicologia da UNESP de Assis.
De acordo com a assistente social do Jovem Talento, Elaine Aparecida Martini Cacielli, a importância de momentos de formação profissional é favorecer a discussão de discursos e práticas da socioeducação na proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com foco na atuação profissional no serviço de convivência e de fortalecimento de vínculos.
No decorrer dos encontros, foram feitas rodas de conversa para conhecer os educadores sociais e levantar problemáticas. "Foi exibido o filme Escritores da liberdade’, sobre uma jovem professora que reinventa a pedagogia dialética, onde discutimos o trabalho dos educadores sociais, suas dificuldades e possibilidades, com base na trama", conta Elaine.
Ainda segundo ela, foram tratados temas como a teoria e a prática da socioeducação nas visões tradicional, crítica e transformadora e os limites e possibilidades do atendimento de crianças e adolescentes. "Houve o desenvolvimento de ações de formação com os trabalhadores, apresentando ferramentas teóricas, técnicas, políticas e éticas para o trabalho de proteção social básica, fortalecendo e aprimorando assim, o trabalho em equipe", finaliza a assistente social.
Projeto Jovem Talento
Criado com o objetivo de promover a convivência social e de atuar na prevenção, formação e informação do adolescente, o Programa Jovem Talento está contribui para a qualidade de vida de dezenas de crianças e adolescentes de Tupã.
De acordo com a titular da Secretaria Municipal de Assistência Social, Ana Cláudia Lavagnini da Costa, o programa atende crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, que fazem parte dos programas de transferência de renda, vulnerabilidades dos estágios do ciclo da vida e problemas de vínculos familiares, que são encaminhados pela rede de Proteção Social Especial.
"Além de atender às necessidades dos jovens por meio de oficinas e do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, o Jovem Talento também contribui para formação da cidadania através de atividades que estimulam a convivência social e a participação cidadã", enfatiza Ana Cláudia.
O Programa Jovem Talento funciona na Rua Pedro Pavanelli, 40 - Jardim Santa Maria. Interessados em participar, podem se dirigir ao local ou entrar em contato através do telefone (14) 3491-3996.