Secretaria de Cultura lança novo programa na próxima segunda-feira
02/09/2017 Objetivo é oferecer suporte aos artistas, grupos, bandas, produtores, coletivos e entidades culturais
A Secretaria Municipal de Cultura vai implantar nesta segunda-feira, o programa PAAC (Programa de Apoio e Assessoria Cultural). O lançamento do programa será realizado na Biblioteca Municipal, localizada na Avenida Tamoios, 1685, às 20 horas.
O secretário municipal de Cultura, Renato Gonzalez informou que o programa vai oferecer atendimento gratuito em noções básicas de elaboração, formatação, execução e administração de projetos culturais. "Além disso, o programa também vai contemplar inscrições e cadastramento em editais de leis de incentivo à cultura, dicas e orientações de planejamento artístico cultural com o objetivo de desenvolvimento do setor no município", informou.
Renato também esclareceu que o programa será voltado a gestores culturais, artistas, grupos, bandas, produtores, coletivos e entidades culturais em geral. "O interessado em receber orientações do programa, deve realizar o agendamento na Secretaria de Cultura. Vamos buscar realizar esse programa durante o ano todo com o objetivo de oferecer todo suporte necessário para esse setor", esclareceu.
Já o Chefe Diretor de Cultura e Museus e coordenador do programa, André Prado, destacou um exemplo de programa que abre editais para receber projetos é o PROAC (Programa de Apoio à Cultura do Governo do Estado que foi criado em 2006 na modalidade "Concurso/Editais" que caracteriza-se como um dos mais significativos mecanismos públicos de financiamento direto para a produção artística no Estado de São Paulo.
"Desde o início foram mais de 270 milhões investidos em cerca de 5 mil prêmios que colaborou com a produção artística de grupos, coletivos e com o desenvolvimento cultural dos amantes das artes nos municípios Paulistas, por isso, já começamos atender artistas em Tupã, será de extrema importância para colaborar para vinda de recursos para projetos culturais, a vinda de um recurso para realização de um projeto cultural a cidade sai beneficiada pois o recurso é investidos no próprio município nas contratações de profissionais, material gráfico, entre outros", concluiu.
Projetos
O coordenador André Prado já elaborou também projetos como: a Festa da Consciência Negra – Proac Editais; Hip Hop Interior – Proac Editais; Afrofest - Apoio direto da ATM – Abaçai com Show; Hip Hop Interior – Proac Editais; Capoeira Cidadã - Proac Editais; Afrofest - Proac Editais; Hip Hop Interior – Edital Prêmio Cultura Hip Hop - Ministério da Cultura/Funarte; Circuito de Artes de Tupã- Proac Editais; Adolescente Consciente – Condeca; Certificação como Ponto de Cultura - ONG UMONT - Rede Cultura Viva e Cia de Dança Stylo Black - Qualificação em Dança – Poiesis.
Secretaria de Cultura lança programa PAAC na segunda-feira