04/09/2017 Tupãense sofreu um AVC durante seu intercâmbio a Colômbia
O tupãense Lucas Tadeu Assumpção Junqueira, de 27 anos, que teve um AVC (acidente vascular cerebral) durante intercâmbio estudantil na cidade de Bogotá, na Colômbia, retornou para casa na tarde da última quinta-feira, dia 31 de agosto.
Junqueira foi para a Colômbia no dia 10 de agosto para realizar um intercâmbio estudantil. Dentro da sala de aula, o jovem foi acometido por um AVC, na Universidade Nacional da Colômbia. No Brasil, Lucas Junqueira cursava geografia na USP (Universidade de São Paulo).
O jovem estudante que passava uma temporada na casa de amigos, foi transportado às pressas para um hospital, onde ficou internado por 10 dias na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Como os atendimentos médicos na Colômbia, não são financiados pelo Poder Público, a família iniciou uma campanha para arrecadação de dinheiro, com o objetivo de pagar as despesas da internação particular. "Agradecemos a todos que colaboraram com suas doações e orações e aqueles que, de alguma forma, nos ajudaram enquanto meu irmão estava internado", disse Nayara Aparecida Assumpção Junqueira, irmã de Lucas.
A irmã do estudante não informou o valor da arrecadação, mas disse que os recursos "foram suficientes". O valor recebido com a campanha foi superior a R$ 15 mil.
Nayara disse que seu irmão passa por atendimentos médicos em Tupã, com neurologista e fisioterapeuta. A família abriu as portas de sua residência e disse que a população pode visitar e saber como se encontra o quadro de saúde de Junqueira. A residência da família está localizada na Rua Frederico Melle, 159.