A prefeitura tem como meta estimular os alunos da rede municipal de ensino a se dedicarem cada vez mais aos estudos, por meio de competições saudáveis, como foi o caso da Olimpíada de Matemática. Agora, através a Secretaria Municipal de Educação, lança outro desafio aos estudantes: o "1º Desafio de Redação".
O desafio será realizado no dia 29 de setembro para todos os matriculados no ensino fundamental do primeiro ao quinto ano. De acordo o secretário Mauro Guerra Eduardo, as crianças se sentem motivadas quando recebem recompensas. "É natural do ser humano e com isso são estimulados a estudar além do horário de aulas e todo o trabalho escolar é facilitado", observa.
Serão cinco categorias dividas por cada ano de ensino. No período da manhã, o desafio acontece no período das 7h30 às 9 horas, e à tarde, das 13 às 14h30. Ao término do tempo, todas as redações serão envelopadas e enviadas para a Secretaria Municipal de Educação. "A correção das redações e a definição das melhores, serão realizadas pelos técnicos da secretaria, auxiliados por coordenadores e professores", explica Mauro.
Vale lembrar que as redações não terão a identificação da criança ou das escolas. As folhas de correção serão numeradas e somente a Secretaria Municipal de Educação terá a relação de nomes.
A análise das redações levará em conta critérios como a adequação à proposta, título, coerência e coesão, parágrafos, pontuação ortografia e criatividade, levando em conta a idade e série da criança e dentro do gênero trabalhado em sala de aula.
Premiação
Na primeira etapa, será classificada a melhor redação por ano/série das escolas, ou seja, cada escola terá uma redação de cada ano que receberá um prêmio que ainda será definido.
Já na segunda etapa, será classificada a melhor redação por ano/série do município, ou seja, o melhor de cada ano da rede municipal, receberá uma bicicleta das mãos dos empresários que fizeram doação no projeto #SouMaisEducação, numa cerimonia especial. Os professores dos melhores alunos também serão premiados.
De acordo com o prefeito Ricardo Raymundo, a competição irá estimular os alunos a estudarem e valorizarem os estudos, enxergando-o como forma de sucesso na vida.
"Sabemos que nos dias de hoje os estudos tem perdido cada vez mais o interesse e a atenção das crianças. É possível perceber que se perdeu um pouco da vontade de vencer na vida por meio do estudo. Por isso, é necessário desenvolver a visão de que a escola pode ser o meio condutor de uma vida próspera", assegura Ricardo.
Assessoria de Imprensa
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.