As flores nascem, caem e, nos galhos, ressurgem outras. Tupã vive um início de setembro com beleza natural, com as últimas flores dos ipês. O amarelo é a cor da vez, mas tem o branco também.
A florada das árvores é típica da época, normalmente neste mês, quando termina o Inverno e se aproxima a Primavera. Alguns deram sorte de registrar o ipê branco, no final de agosto. Floradas de ipês amarelos e brancos ocorrem no mês de agosto e duram menos tempo que as dos ipês-rosa.
Enquanto os amarelos chamam atenção pelos tons vibrantes, as flores brancas são evidenciadas pela raridade dos registros, já que florescem por aproximadamente dois dias apenas.
Pela intensa coloração, as flores dos ipês amarelos, mesmo já caídas no chão, se destacam. As flores são o principal indício de mudança de estação e de clima.
Os ipês estão espalhados por todas as regiões da cidade.
O ipê é uma árvore indicada para arborização viária urbana, pois como suas raízes são profundas, não comprometem as calçadas. E Tupã abriga ipês de outras colorações. Além das flores amarelas-ouro, há as flores rosas, brancas ou roxas que fazem uma bela combinação com a madeira da árvore.
Primavera
As flores são o símbolo da Primavera, a próxima estação. E o clima ainda é seco em Tupã. Essa secura é normal para o mês de setembro por conta da aproximação com o início da Primavera, que chega no dia 22.
Segundo meteorologistas, por ser um mês de transição para a Primavera, setembro tem uma variabilidade climática grande. Então a tendência é que as temperaturas continuem variando.
Redação Diário de Tupã
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.